Versão para impressão Enviar por E-mail
joly_braga_santos_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 6821 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Convite / Cartaz

 

 

 







 

 

 

 


Joly Braga Santos, Uma Vida e Uma Obra

LANÇAMENTO | 10 out. ’18 | 18h30 | Auditório BNP | Entrada livre

Duplo lançamento em torno do compositor Joly Braga Santos: do livro Joly Braga Santos, Uma Vida e Uma Obra (Caminho, 2018) coordenado por Álvaro Cassuto e do CD Joly Braga Santos - Piano Concerto, Symphonic Overtures Nos. 1 and 2 (Goran Filipec, Piano; Royal Liverpool Philharmonic Orchestra, dir. Álvaro Cassuto. NAXOS, 2018) com oito obras orquestrais inéditas do compositor.

 

Com a presença de Álvaro Cassuto e dos editores, a sessão conta ainda com a apresentação de documentário televisivo das sessões de gravação do CD, realizado por Adriano Nazareth.

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Joly Braga Santos foi sem sombra de dúvida o mais talentoso e brilhante compositor português do século XX. As suas seis Sinfonias, além de outras obras orquestrais, constituem um acervo inigualado de criatividade musical, e deveriam constituir o «pão nosso de cada dia» das nossas orquestras. Tive o privilégio de ter sido seu amigo e colaborador assíduo de 1959 até ao fim dos seus dias. Basta referir que ele dirigiu a estreia da minha primeira obra orquestral, composta a seu pedido, e que eu dirigi a estreia da sua última, que ele compôs por sugestão minha. Como pessoa, era de uma singeleza e recetividade inultrapassáveis, sempre disponível para ajudar e apoiar aqueles que mereciam a sua atenção. Marido dedicado, pai extremoso e amigo leal, a sua simplicidade era tão encantadora quanto cativante. Como músico, possuía um domínio técnico superlativo, capaz de abordar com sucesso as mais variadas formas musicais, desde a ópera e do bailado, da música sinfónica e de câmara, até às formas mais íntimas como o quarteto e a sonata.


Internacionalmente reconhecido como sendo um dos maiores compositores portugueses de sempre, não hesito em considerá-lo o maior compositor de obras orquestrais de toda a nossa História da Música.


Álvaro Cassuto