Coleções
Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

Sala de Leitura de Reservados


Horário

2.ª a 6.ª Feira, das 09h30 às 17h30

Requisições de leitura até às 17h00

Sábados - Encerrada

 

Serviços complementares

Fotocópia de obras de referência e digitalização de obras da coleção, a pedido

 

Contactos

Tel. 21 7982054

 

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Reservados


O conjunto de coleções globalmente designado por Reservados engloba os acervos com maior valor e importância patrimonial à guarda da BNP.

A coleção de Manuscritos compreende atualmente seis colecções, abarcando documentos de biblioteca e de arquivo de diversos géneros, tipologia e proveniência, desde o séc. XII à atualidade, num total de cerca de 15.000 códices e 36.000 manuscritos avulsos.

A coleção de Impressos raros compõe-se de um conjunto de obras que, pela sua raridade, antiguidade ou características da edição, integram a reserva da BNP em matéria de livro impresso, num total de mais de 30.000 espécies. Compreende duas secções principais constituídas com base num critério temporal: anteriores a 1500 (Incunábulos) e impressas a partir de 1501 (Reservados), e ainda um conjunto de outras coleções topograficamente individualizadas segundo critérios diversos tais como temas, impressores ou características especiais.

O Arquivo Histórico engloba documentos de arquivo de diversas proveniências em que predominam os arquivos pessoais e de família, com documentos desde o séc. XI, num total de cerca de 466 fundos (ou partes de fundos). Inclui o Arquivo Histórico da BNP.

O Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea (ACPC) reúne atualmente mais de duas centenas de espólios de escritores e outras individualidades dos séc. XIX, XX e XXI, onde se destacam Fernando Pessoa, Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Camilo Pessanha, Antero de Quental, Oliveira Martins, Jaime Cortesão, Raul Proença, Vitorino Nemésio, Vergílio Ferreira, José Saramago, Augusto Abelaira, José Cardoso Pires, José Gomes Ferreira, Rómulo de Carvalho, Urbano Tavares Rodrigues, Cruzeiro Seixas ou Al Berto, entre outros.

Acesso
Sala de Leitura de Reservados, situada no piso 3, com 36 lugares e dispondo de uma coleção de obras de referência em livre acesso constituída por bibliografias especializadas, catálogos de bibliotecas nacionais e estrangeiras relativos a fundos e coleções congéneres, obras especializadas sobre manuscritos, livro antigo, história do livro, codicologia, estudos sobre iluminura, para além de obras de âmbito geral, enciclopédias ou dicionários.

Coleção acessível a portadores de Cartão de Leitor com autorização especial para consulta de Reservados. Para as condições gerais de acesso, ver Regulamento.