Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_conservacao

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 6821 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Horário

2.ª - 6.ª: 09h30 - 19h30

sáb.:  09h30 - 17h30

 

 

 

Encontros anteriores:

Dezembro 2015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Conservação em diálogo

ENCONTRO/CONFERÊNCIA | 8 abr. '16 | 14h30-16h30 | Auditório BNP | Entrada livre

Segundo encontro do ciclo de conferências organizado pela Biblioteca Nacional de Portugal (2015-2016), que tem por objectivo conhecer e debater temas de investigação e trabalhos e metodologias utilizados no âmbito da conservação.

Pretende-se que estes diálogos informais se constituam como um espaço aberto de debate e de partilha de conhecimentos.

Programa

Dilemas no tratamento de fungos de acervos particulares
Joana Cebrian Leite

Esta comunicação apresenta três casos de intervenção em documentos gráficos com características diferentes: um fólio impresso do século XV; uma pintura contemporânea sobre papel com técnica mista; e uma serigrafia de produção atual. Com a explicação das várias etapas do tratamento que cada documento exigiu, dando-se ênfase ao método de eliminação dos fungos, pretende abrir-se um debate acerca das decisões de um conservador-restaurador face às expectativas de um cliente particular.

Os processos de casamento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa: intervenção de restauro Carolina Capucho | Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Arquivo Histórico (AH/SCML)

Os Processos de Casamento à guarda do AH/SCML, produzidos entre finais do século XVIII e inícios do século XX, são uma série fundamental para o estudo da sociabilidade da cidade de Lisboa, seus espaços e protagonistas, bem como das atribuições sociais e religiosas da Misericórdia de Lisboa. É apresentada a intervenção de restauro em curso, que garante o cumprimento da missão do AH/SCML na salvaguarda, disponibilização e divulgação da informação. E porque informação e suporte são indissociáveis, espera-se com este diálogo sensibilizar os presentes para a importância deste património, não apenas pelo seu conteúdo documental, mas sobretudo pelo seu valor emocional.

O novo Museu Nacional do Sultanato de Omã: um plano de conservação preventiva e restauro
Rui Xavier | Fundação Calouste Gulbenkian – Laboratório de Conservação e Restauro

Em 2011, o ministério do património e cultura do Sultanato de Omã solicitou à Fundação Calouste Gulbenkian colaboração na área da conservação do acervo do novo Museu Nacional, à data ainda em construção. Tratava-se de um projeto para um Museu de raiz, e a colaboração proposta foi um plano de conservação preventiva e um programa de conservação e restauro para ser desenvolvido em Mascate. São as várias circunstâncias particulares desta experiência como Project Coordinator and Manager & Head of Portuguese Conservators Team que se vêm partilhar com os presentes nesta sessão.


Encontros anteriores:
Dezembro de 2015