Biblioteca Nacional de Portugal
Serviço de Actividades Culturais
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal
Informações
Serviço de Relações Públicas Tel. 21 798 21 68
Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Horário
2.ª - 6.ª: 09h30 - 19h30
sáb.: 09h30 - 17h30
Folha de sala
Homenagem a José Garcês
Colóquio

|
80 anos d’O Mosquito
MOSTRA | 26 jan. - 16 abr. '16 | Sala de Referência | Entrada livre
 Mostra comissariada por Carlos Gonçalves e João Manuel Mimoso, com organização da Biblioteca Nacional de Portugal e do Clube Português de Banda Desenhada, sobre a revista portuguesa de banda desenhada nascida a 14 de janeiro de 1936.
De todas as revistas portuguesas de banda desenhada, houve uma que atingiu um estatuto mítico que nenhuma outra logrou ultrapassar: O Mosquito. Aos que ainda a leram, comprada por cinco tostões aos jornaleiros ou nas tabacarias de esvão de escada, custa acreditar que já passaram 80 anos sobre o primeiro dia em que a revista foi publicada, a 14 de janeiro de 1936.
O seu sucesso deveu-se à simbiose entre dois homens talentosos e imaginativos: um desenhador, António Cardoso Lopes (o Tiotónio); e um gerente de hotel, mundano, poeta e prosador: Raul Correia (o Avôzinho). Juntos, encontraram a fórmula do sucesso; quando se separaram, O Mosquito foi definhando até desaparecer no n.º 1412, publicado a 24 de fevereiro de 1953.
Esta mostra comemora a efeméride, ilustrando o voo de dezassete anos d’O Mosquito através de uma coleção representativa da cronologia da revista, incluindo outras publicações a ela associadas. Uma secção é especialmente dedicada aos autores portugueses, um dos quais, Eduardo Teixeira Coelho, iniciou na revista uma brilhante carreira internacional.
A partir de 15 de março, duas vitrinas da mostra apresentam novos conteúdos, dedicados à carreira de José Garcês, iniciada n'O Mosquito em 1946.
No dia 30 de março, às 17h30h, realiza-se no auditório da BNP um colóquio de homenagem ao artista com intervenções de José Ruy e de António Martinó Coutinho, além do próprio José Garcês, a que se segue uma visita à mostra.
|