Coleções
Versão para impressão Enviar por E-mail


Sala de Leitura de Iconografia

 

Horário
2ª-6ª Feira, das 09h30 às 17h30
Requisições de leitura até 17h00
Sábados - Encerrado

Serviços complementares
Fotocópia de obras referência,
a pedido, até às 16h30

 

Contactos
Tel.:  21 7982049 / 50

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Desenhos


A Colecção de Desenhos é constituída por cerca de 6.500 espécies de proveniência variada. Compreende obras do séc. XVI à actualidade, destacando-se, do ponto de vista da importância documental, a produção dos séculos XVIII e XIX.

Sob o ponto de vista temático, tem especial relevância a arquitectura religiosa, civil e militar, portuguesa e estrangeira, sobretudo francesa e alemã. São também numerosos os estudos e projectos de artes decorativas e estudos académicos, nomeadamente do "gesso" e do "modelo vivo".

São de destacar, entre outros, o projecto para a pintura do tecto da nave da Igreja do Hospital Real de Todos-os-Santos, atribuído a Fernão Gomes (ca 1580); o projecto para as grades da Basílica de Mafra, encomendado por D. João V a Garnier (1730); a planta anónima da "Real Barraca", construída em madeira após o Terramoto de 1755 e destinada a alojar a Família Real; estudos cenográficos para espectáculos de ópera, atribuídos a Inácio de Oliveira Bernardes; e a série de desenhos alegóricos, anónimos e composições panfletárias relativas à 1ª Invasão Francesa.

Existe fototeca para visualização prévia das espécies da colecção.

♦  Catálogo da Colecção de Desenhos. Est. de A. Ayres de Carvalho. Lisboa: BN, 1977.