Coleções
Versão para impressão Enviar por E-mail


Sala de Leitura de Música

Horário
2ª a 6ª Feira, das 09h30 às 17h30
Requisições de leitura até às 17h00
Sábados - Encerrado

Serviços complementares
Piano digital


Contactos

Tel.  21 7982072/56
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Música

 

A Coleção de Música da BNP é um dos mais importantes acervos musicais existentes em Portugal, especialmente relevante para a investigação histórica e musicológica. Conta com mais de 200.000 espécies, dos séculos XIII a XXI, de produção maioritariamente portuguesa, compreendendo, para além de partituras impressas e manuscritas, livros e periódicos de temática musical, libretos, programas, cartazes, fotografias, arquivos pessoais e institucionais diversos e outros materiais associados à produção musical e discográfica.

 

Estabelecida separadamente desde 1991, a coleção abrange dois grandes grupos:

Coleções Gerais, constituídas a partir de documentação, impressa e manuscrita, recolhida de outras coleções da BNP e incorporando o Depósito Legal de publicações de e sobre música;

Coleções Especiais, englobando coleções e arquivos de instituições, e coleções e espólios de músicos e compositores que constituem, no seu conjunto, a parte mais rica do acervo pela sua raridade e também pela diversidade tipológica, que vai das partituras manuscritas e impressas aos cartazes, passando por fotografias, programas, correspondência privada e institucional, e documentação administrativa.

Acesso
Sala de Leitura de Cartografia, Iconografia e de Música, situada no piso 2, com 8 lugares e dispondo de uma coleção de obras de referência em livre acesso. Coleção acessível a portadores de Cartão de Leitor. Para as condições gerais de acesso, ver Regulamento.