Print E-mail
banner-bnp-cps

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 


BNP e Centro Português de Serigrafia formalizam colaboração

NOTÍCIA | maio '15


barrocoA Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e o Centro Português de Serigrafia (CPS) celebraram recentemente um protocolo de colaboração com o objetivo de realizar ações conjuntas em prol da representação e divulgação da obra gráfica de artistas portugueses.

 

Nesse sentido, o CPS promove, junto dos artistas que representa, o enriquecimento da coleção de iconografia da BNP através da doação de uma prova de artista das obras gráficas que realizem com o CPS, com numeração própria desta iniciativa (BNP 1/1). graca-dias

 

A adesão dos artistas foi imediata, tendo já a BNP recebido exemplares de obras de:

 

Alexandra Margaça, Alexandre Costa AlvesÁlvaro Siza Vieira, Carlos Barroco, Egas José Vieira, Fátima Fernandes, Jane Ward, João Luís Carrilho da Graça, José de Guimarães, Liz Collini, Luísa Penha, Manuel Graça Dias, Niurka Bou e Pedro Machado Costa.

 

Entre outras ações, serão desenvolvidos projetos expositivos e editorais, de que o primeiro exemplo foi a retrospetiva da obra gráfica de David Almeida, patente na BNP de 7 de agosto a 8 de novembro passado, que contou também com a colaboração da Casa das Artes e Cultura do Tejo, da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão.

 

guimaraesDa programação regular conjunta constará uma mostra anual, na BNP, de novos trabalhos de artistas que, por via do CPS, passem a integrar o acervo da Biblioteca.

A BNP é a entidade que em Portugal é responsável pelo património bibliográfico nacional,  em que se inclui uma importante coleção de iconografia documental e artística, que constitui um recurso fundamental para a conservação e conhecimento da obra gráfica em Portugal.

 

Iniciando a sua atividade em 1985, com uma edição de serigrafia de Manuel Cargaleiro, o CPS tem vindo a promover a obra gráfica de artistas contemporâneos, portugueses e estrangeiros, junto de um público apreciador e exigente. Segue um modelo editorial eclético e formativo, apresentando os mais consagrados artistas mas também os novos valores da arte contemporânea.