Print E-mail
banner_dietamediterranica

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 


Dieta Mediterrânica: uma herança milenar para a Humanidade, de Jorge Queiroz

LANÇAMENTO | 18 dez. '14 | 18h00 | Auditório da BNP | Entrada Livre


A obra de Jorge Queiroz será apresentada por Jorge Crespo e contará com a guitarra portuguesa de Luísa Amaro e uma prova de sabores mediterrânicos.

«Ao longo de mais de três milénios, gentes do oriente e ocidente mediterrânicos construíram extraordinárias civilizações, estudadas com detalhe em todos os compêndios e enciclopédias de História Universal. Elas foram a nossa identidade primordial, a certidão da origem do que hoje somos como país e como nação, o que fez de Portugal um «cais do velho mundo».

Sobre este mundo antigo escreveram-se milhares de livros, muitos mais se irão escrever. O conhecimento do passado é e continuará a ser uma fonte inesgotável de conhecimentos indispensáveis ao entendimento dos problemas actuais e ao progresso do mundo (...).

A agricultura e os mercados urbanos, as viagens e as colonizações estão na origem de uma unidade geocultural onde se impôs a simbologia do cereal, da oliveira e da vinha. Os homens com os seus arados e enxadas esculpiram as paisagens que fazem hoje parte do património da humanidade.

Durante os últimos três anos, com enorme interesse, contactámos diariamente com as questões da «mediterraneidade» no contexto da preparação da candidatura da «dieta mediterrânica» à inscrição na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, e também nas acções de salvaguarda, valorização e divulgação.

Mas este livro não se centrará no trabalho dessa candidatura bem-sucedida, nem sequer no interessante quotidiano partilhado com instituições, especialistas e populações.

Os textos que se seguem, que procurámos acessíveis a todos, partem de interrogações, dúvidas e problemáticas levantadas pela complexidade das temáticas que integram o que designaremos por «dieta mediterrânica». Partimos em busca de um universo simbólico e vivencial procurando encontrar respostas para os naturais questionamentos que a actualidade nos coloca, com a noção de que muitos dos problemas ainda não têm resposta completa (...).»

Jorge Queiroz