Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_agostinhosilva

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

 

 

 

 


Agostinho da Silva, nos 20 anos da sua morte

ENCONTRO | 26 nov. '14 | 18h00 | Auditório BNP | Entrada livre
Capa de Agostinho da Silva em Sesimbra

Sessão de apresentação dos dois únicos livros de agostiniana até ao momento publicados no ano em curso, em que se comemora o 20.º aniversário da morte do filósofo, ambos prefaciados por António Cândido Franco, biógrafo de Agostinho da Silva (1906-1994).
As obras em foco nasceram de projetos de investigação desenvolvidos no seio do projeto António Telmo. Vida e Obra, e privilegiam a relação que Agostinho manteve com o seu amigo e discípulo António Telmo (1927-2010).

Agostinho da Silva em Sesimbra, de Pedro Martins e António Reis Marques, com prefácio de António Cândido Franco (Setúbal, Centro de Estudos Bocageanos, 2014), inclui a derradeira entrevista de Agostinho da Silva e será apresentado por Rui Lopo.

capa cartas agostinho1Miguel Real apresentará Cartas de Agostinho da Silva para António Telmo, com transcrição, organização, notas e comentários da responsabilidade de João Ferreira, Pedro Martins e Rui Lopo; introdução prefacial de António Cândido Franco e comentário posfacial de João Ferreira (Évora, Licorne, 2014).

Se Sesimbra, onde Agostinho da Silva estabelece segunda residência logo do seu regresso do Brasil, em 1969, nos surge como traço de união com Telmo, a correspondência mantida com o discípulo, de que até nós chegaram meia centena de cartas, representa um importante subsídio biográfico no estudo dos dois filósofos, amplamente investigado no volume em que se publica o epistolário.