Print E-mail
banner_f_pessoa

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 



Ciclo de Conferências

Tópicos Pessoanos

A única restança posta nos capitéis do tempo: a Ode I do Livro I de Ricardo Reis, por Nuno Amado

CONFERÊNCIA | 23 out. '14 | 18h30 | Auditório BNP | Entrada livre

Primeira de uma série de conferências sobre Tópicos Pessoanos organizadas no âmbito do projecto de investigação Estranhar Pessoa que abrem um espaço de divulgação e debate de novas ideias em torno da obra do Poeta. Comentário por Pedro Sepúlveda.


O Livro I de Ricardo Reis, publicado em 1924 na Athena, principia com uma ode (“Seguro assento na coluna firme”) cuja influência horaciana foi já amplamente notada. Ainda que recupere inegavelmente a temática horaciana da imortalização do poeta, tal ode levanta dificuldades que a maior parte dos comentadores menospreza. Esta comunicação consistirá essencialmente num exercício de leitura da ode (e das versões variantes dela) e tentará mostrar como, ao contrário do que se convencionou pensar, Ricardo Reis não acredita que fazer versos sirva para imortalizar quem os faz.


Nuno Amado é doutorando do Programa em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e está actualmente a escrever uma dissertação sobre Fernando Pessoa, orientada pelo Professor Miguel Tamen e pelo Professor António Feijó. Completou o Mestrado em 2008, também no Programa em Teoria da Literatura, com uma dissertação intitulada Kafka: Uma Habilidade Necessária, orientada pela Professora Fernanda Gil Costa, e licenciou-se, em 2005, em Língua e Cultura Portuguesa, também na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
É Bolseiro FCT no âmbito do projecto “Intenção, Acção e a Filosofia da Arte: Novas Fronteiras para uma Teoria da Acção”, desenvolvido pelo Instituto de Filosofia da Linguagem (IFL) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e colabora regularmente com o projecto “Estranhar Pessoa: um Escrutínio das Pretensões Heteronímicas”, financiado pela FCT.
Os seus principais interesses são Teoria da Literatura, Filosofia da Arte, Filosofia da Acção, Fernando Pessoa, Franz Kafka, Ernest Hemingway, Horácio, William Wordsworth, John Constable, Arthur Danto, Elizabeth Anscombe.