Print E-mail
banner_gradual

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it


Gradual franciscano iluminado do séc. XVI

CERIMÓNIA DE DOAÇÃO | 14 out. '14 | 18h30 | Sala do Conselho | Entrada livre

 

A cerimónia contará com a presença da doadora, Susan Weil, uma colecionadora americana, bibliófila, filantropa e apoiante das artes. A sua formação em enfermagem no Vassar College e a sua experiência na área dos cuidados de saúde inspiraram a criação de diversos projetos de formação e investigação médica em várias partes do mundo. A obra objeto da doação será apresentada pelo musicólogo Manuel Pedro Ferreira. 

Trata-se de um gradual de origem portuguesa, cujo estilo de ornamentação e escrita permitem datá-lo na segunda metade do século XVI ou início do XVII. Poderá ter feito parte de um conjunto original de dois ou três livros, que incluiria os volumes para o Próprio dos Santos (com os cânticos das festas de santos especiais que ocorrem em datas específicas) e para o Comum dos Santos (cânticos para santos ou grupos de santos para os quais não há ritos comemorativos especiais ou festas fixas no Santoral).

A obra contém apenas os textos das rubricas musicais, sem notação, com a presença de algumas notas e comentários marginais em português, o que, juntamente com os seus elementos decorativos e as alterações dentro do manuscrito, nos dão o testemunho do seu uso em Portugal e da sua adaptação às normas pós-tridentinas: na página 195, a sequência Victimae paschali tem vários versos apagados, e uma rubrica em português (aparentemente a única em vernáculo, escrita a tinta vermelha como as rubricas latinas, mas por mão diferente) afirma que o verso Nobis Dic Maria é cantado apenas uma vez. O texto da sequência terá sido originalmente copiado com esse versículo escrito quatro vezes, mas a segunda, terceira e quarta foram apagadas posteriormente. É de notar também a representação de São Vicente (p. 90), venerado como o santo padroeiro da cidade de Lisboa.

Elegantemente decoradas, a tinta vermelha e púrpura, as margens estão cheias de vida com um bestiário animado, numa grande variedade de fauna e flora. As frequentes referências e alusões à Ordem de São Francisco e ao próprio santo, na ornamentação e iconografia de algumas das iniciais historiadas, indicam a origem franciscana: São Francisco é frequentemente representado e a maravilhosa variedade de aves nas margens faz alusão à famosa história de São Francisco e os pássaros. A rubrica na pág. 111 atribuindo o verso a Sorores Due (duas irmãs), sugere que foi copiado para uma congregação de freiras franciscanas.

Gradual - livro de canto litúrgico que reúne todos os cânticos para o Próprio da Missa (textos que mudam diariamente ou sazonalmente) e em muitos casos os do Ordinário (conjunto de textos geralmente invariável, variando a melodia dos cânticos).