Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_memoria

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Consulte a brochura informativa

 

 

Europeana

 

portugal14-18

 

 

 

ihc3

 

fcsh

 

 

 

assembleia_republica


Dias da Memória

Recolha de memórias portuguesas da Grande Guerra

17 - 19 out. '14 | Assembleia da República | Entrada livre

 

No ano em que se cumprem 100 anos sobre o início da 1ª Guerra Mundial, a iniciativa Dias da Memória reúne recordações do confronto que levou 100 mil soldados portugueses à frente de batalha.

Lançado em 2011 pela Europeana, no âmbito do projeto 1914-1918, o evento, que desde então se realizou em mais de 20 países da Europa (Collection Days), pretende recolher histórias familiares das frentes interna e de combate da Grande Guerra e já originou o registo de quase 100.000 imagens digitais.

Em Portugal, durante três dias, a Assembleia da República abre as portas a todos os cidadãos que queiram partilhar histórias de família, postais, cartas, objetos ou quaisquer registos que ajudem a perpetuar a memória da Grande Guerra. O resultado será digitalizado e ficará acessível ao Mundo através da Internet, nos sites europeana1914-1918.eu e Portugal1914.org.

Tal como outros países, Portugal foi profundamente afetado pela Primeira Guerra. Inicialmente neutral, beligerante a partir de 1916, Portugal participou na Grande Guerra, tendo mobilizado mais de cem mil homens. Entre estes, cerca de oito mil perderam a vida nas trincheiras da Flandres ou nos campos de batalha de África, em Angola e Moçambique.

A Grande Guerra teve um impacto profundo no campo económico, social, cultural e artístico, fazendo-se sentir em todos os aspetos do quotidiano dos portugueses. Os seus efeitos políticos foram determinantes. A Guerra eclodiu pouco depois da transição de regime político que colocou Portugal ao lado da França e da Suíça como únicas repúblicas no quadro europeu, acabando por condicionar o seu percurso.

O projeto 1914-1918, liderado em Portugal pelo Instituto de História Contemporânea, visa constituir um arquivo pan-europeu virtual da Primeira Guerra Mundial, para o qual a BNP também contribui enquanto parceiro nacional da Europeana.

Traga as suas recordações, memórias, objetos aos Dias da Memória.
Será recebido por especialistas disponíveis para digitalizar ou fotografar os seus materiais e para registar a informação e disponibilizá-la no portal do projeto.
A equipa do projeto quer conhecer e registar as suas histórias.

Dias 17 a 19 de Outubro
Assembleia da República, Rua de São Bento, 1249-068 Lisboa