Print E-mail
banner_codice_17

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

O códice na BND

 

Um mês, um códice iluminado | programa


Folha de sala

 


 

 

iem


As perfeitíssimas horas da rainha D. Leonor

SEMINÁRIO | 8 out. '14 | 18h00 | BNP | Entrada livre

 

 

Décimo sétimo encontro do ciclo de seminários "Um mês, um códice iluminado", iniciativa do Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) em parceria com a Biblioteca Nacional de Portugal.

 

O presente seminário tem como tema central o Livro de Horas dito de D. Leonor, estruturando-se em dois pontos essenciais. Em primeiro lugar, uma breve apresentação do manuscrito seguida da reconstituição de um percurso, elaborado com base em fontes documentais e num estudo mais aprofundado do manuscrito, nomeadamente, a análise formal comparativa das miniaturas, que permitiu estabelecer a ligação entre Vrelant e o iluminador castelhano Juan de Carríon. Com base nas afinidades formais que verificámos existir entre o nosso iluminado [ IL-165 ] e o Ms. 854 da Pierpont Morgan Library delineámos a hipótese de um percurso que poderá ter conduzido o códice até às mãos da rainha.

 

Ao concluir, propomos a leitura iconográfica das figurações marginais, com especial enfoque nas margens que acompanham as Horas da Virgem, e cuja temática aponta para um possível encomendante ligado à corte dos Valois. Esta presumível ligação à corte francesa, vai ao encontro da hipótese já alvitrada por outros autores, propondo uma estadia de Vrelant em França no período em antecedeu a sua instalação em Bruges.

 


A apresentação estará a cargo de Delmira Espada Custódio (FCSH-UNL).