Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_cortazar

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Encontro com Cortázar

ENCONTRO | 22 set. '14 | 18h30 | Anfiteatro BNP | Entrada livre

 

A Fundação José Saramago (FJS), a Casa da América Latina (CAL), a Embaixada da Argentina em Portugal e a Biblioteca Nacional de Portugal juntam esforços para uma homenagem ao escritor argentino Julio Cortázar, cujo centenário se celebra este ano.

Para celebrar o legado do autor de Rayuela estarão presentes em Lisboa alguns dos maiores conhecedores da sua obra. A mesa será composta pela mexicana Dulce Maria Zuñiga, diretora da Cátedra Julio Cortázar da Universidade de Guadalajara, México, o catalão Carles Álvarez Garriga, co-editor da obra de Cortázar e responsável pela publicação de cartas e textos inéditos do escritor, e o professor, tradutor e poeta português Nuno Júdice, Prémio Rainha Sofia. A condução da sessão ficará a cargo do jornalista e editor Carlos Vaz Marques.

O evento abrirá com a leitura de fragmentos de Rayuela e o ator José Rui Martins, acompanhado por Luísa Vieira, lerá trechos do romance de Julio Cortázar.


Com este Encontro com Cortázar, a FJS e a CAL marcam mais uma passagem do Ano Cortázar, que teve início em fevereiro, no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, com o espetáculo O Perseguidor, uma leitura encenada da obra homónima de Cortázar levada a cabo por José Rui Martins e pelo quarteto de jazz de Carlos Martins; em julho, no Teatro da Trindade, o músico argentino Daniel Schvetz apresentou Gardel, Piazzolla e Cortázar no Chiado, com a presença da fadista Mísia; em agosto, mês de nascimento do argentino, a revista Blimunda, da Fundação José Saramago, foi dedicada a Cortázar.

varios