Print E-mail
banner_codice_15

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

Os códices na BND
HINÁRIO
MISSALE MONASTICUM

 

Um mês, um códice iluminado | programa


Folha de sala

 


 

 

iem


Trindades trivúlsicas em livros da Biblioteca Nacional

SEMINÁRIO | 9 jul. '14 | 18h00 | BNP | Entrada livre

 

Décimo quinto encontro do ciclo de seminários "Um mês, um códice iluminado", iniciativa do Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) em parceria com a Biblioteca Nacional de Portugal.

 

A iconologia é o estudo das imagens e das suas significações, procurando uma interpretação das mesmas dentro dos marcos culturais em que surgiram e foram utilizadas.

 

No campo da iconografia religiosa, que trata das imagens de uma determinada religião, e muio em particular dentro da iconografia cristã, a representação dos deuses ou de Deus é de suma importância para a compreensão dessa expressão do fenómeno religioso. Isto reveste uma importância toda singular no caso particular do Cristianismo, singular no contexto das religiões reveladas, pelo facto de apresentar Deus como uno e simultaneamente trino.

 

Jesus Cristo revela que o único Deus verdadeiro é uma comunhão de Pessoas: Deus-Pai, Ele (o Filho Unigénito), e o Espírito Santo. Destas três Pessoas, a única que foi vista em forma humana, porque encarnou, unindo em Si a natureza humana à natureza divina, no Deus-Homem Jesus de Nazaré, o Cristo. Como representar plasticamente a Deus invisível e mais ainda a Deus simultaneamente uno e trino - Trindade? Tomando emprestada a antiquíssima representação do deus solar indo-europeu, depois de diabolizada e secularizada, os artistas da baixa Idade Média ousaram representar o Deus cristão – a Santíssima Trindade – através de uma figura que apresenta uma cabeça com três rostos (um de frente e os outros dois de perfil), a que Frei António-José de Almeida OP convencionou apelidar de ‘trivúlsica’. Este autor apelida de 'trivúlsicas' as figuras trifaciais com apenas um par de olhos visível.

 

No artigo a publicar no livro de formato eletrónico (e-book) com as comunicações dos Seminários Um mês/Um códice, e na sua apresentação ao vivo, este autor mostrará três representações desse subtipo iconográfico, existentes em três livros da Biblioteca Nacional de Portugal, os Missais impressos quinhentistas venezianos RES. 2042 P. (de 1509) e RES. 1876 P. (de 1515), mas sobretudo o códice iluminado LC 9. Este último, um Livro de Coro provindo de uma casa da Congregação dos Loios, contém uma iluminura aguarelada com esta temática.

 

Além disso, tratar-se-á nesta comunicação sobre a origem do adjetivo 'trivúlsico', bem como dos diversos exemplares deste particular tipo de representação em Portugal, em imagens tanto trinitárias como diabolizadas.

 


A apresentação estará a cargo de António José de Almeida O.P. (Convento de Cristo Rei, Porto e École Biblique de Jérusalem).