Print E-mail
banner_vasconcelos

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Vila Real de Santo António em construção: manuscrito inédito de Sande Vasconcelos

APRESENTAÇÃO | 27 mar. '14 | 16h30 | Sala de Projeções da BNP | Entrada livre

 

A Direção Regional de Cultura do Algarve adquiriu em 2013 um conjunto inédito de três desenhos da autoria de José Sande de Vasconcelos, então Sargento-Mor colocado no Algarve. Os desenhos representam o início da edificação de Vila Real de Santo António, cuja Câmara Municipal ficará detentora desta documentação histórica.

 

Os desenhos serão apresentados pelo Doutor José Eduardo Horta Correia, Professor jubilado da Universidade do Algarve, e pelo Arqº. João Manuel Horta, da mesma Universidade, ambos com investigação publicada sobre a história de Vila Real.

 

Engenheiro militar, José de Sande Vasconcelos (1730?-1808) desenvolveu um notável trabalho cartográfico sobre o Algarve, nas mais diversas escalas, entre 1772 e 1808. O grande número de manuscritos que nos legou constituem uma incontornável fonte para o estudo da região e da história da ciência e das técnicas cartográfica da engenharia militar na segunda metade do século XVIII.


A BNP possui nas suas coleções mais de 40 manuscritos da autoria de Sande de Vasconcelos, já na totalidade disponíveis em linha  em http://purl.pt/index/geral/aut/PT/406987_P1.html.