Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

O códice na BND

 

Um mês, um códice iluminado | programa

 

Folha de sala

 


 

 

iem


A Bíblia de Cervera: um manuscrito sefardita iluminado (1299-1300)

SEMINÁRIO | 12 mar. '14 | 18h00 | BNP | Entrada livre

 

Décimo primeiro encontro do ciclo de seminários "Um mês, um códice iluminado", iniciativa do Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) em parceria com a Biblioteca Nacional de Portugal.

 

codice_11_il-72_0891_445A Bíblia hebraica da BNP, conhecida como Bíblia de Cervera (Il. 72), pela riqueza iconográfica e pela qualidade excecional da sua iluminura, surge como um dos mais belos manuscritos sefarditas medievais iluminados, escrita para um certo Sasson, nos anos 1299/1300. É um dos raros códices hebraicos de que se conhece o nome de todos os seus protagonistas, desde o copista (Samuel ben Abraham ibn Nathan), ao luminador (Joseph ha-Sarfati) até ao escriba responsável pela decoração massorética (Josué ben Abraham ibn Gaon).

Esta Bíblia influenciou, sobremaneira, outros manuscritos hebraicos, como a Bíblia Kennicott I (Oxford: Bodleian Library), de 1476, copiada em La Coruña para o judeu português Dom Salomão de Braga. A Bíblia de Cervera apresenta-se, pois, como um exemplo claro da arreigada tradição manuscrita e artística entre os judeus peninsulares, de que os portugueses não desmereceram, com a importante escola de iluminura hebraica em Lisboa no final do século XV.

A apresentação estará a cargo de José Augusto Ramos, Luís Urbano Afonso e Tiago Moita (FL-UL).