Print E-mail
banner_gloria

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Atividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

Glória, Memória e Mito: o periodismo vintista..., de José Augusto dos Santos Alves

LANÇAMENTO | 22 jan. '14 | 18h30 | Auditório BNP | Entrada livre

 

Com a presença do autor e apresentação de João Luís Lisboa, diretor do Centro de História da Cultura (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa).

Uma reflexão sobre o periodismo português do século XIX não é uma história de pequenos acontecimentos. Muito mais que esse facto, é a mostra do recôndito da memória nacional. A cultura periodística deste país esquece o fenómeno do periodismo, como parente pobre, quando é o repositório mais rico de conhecimento dos povos no século em apreço. Há que recordar, revisitar, vitalizar esta memória para que não seja definitivamente rasurada. Uma cultura extingue-se não apenas porque é destruído o seu património e aviltados os seus valores, mais intrínsecos e organicistas, mas também porque desaparece a ligação entre gerações.

 

À luz deste pensamento, quando olhamos para o património periodístico português do século XIX (em que a Biblioteca Nacional de Portugal é pródiga), e vemos desaparecer o saber de gerações de periodistas, e com ele um mundo de vida, é fundamental que se afirme que também desaparece uma situação ideal de comunicação entre saber e poder, tanto mais que o periodismo do século XIX convida a descobrir e a compreender a riqueza de um modo de expressão e dos seus imensos recursos criativos.

 

José Augusto dos Santos Alves