Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_pessoa

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

 


 

 

A Biblioteca de Pessoa

CONFERÊNCIA | 10 dezembro | 18H00 | Auditório | Entrada livre


Pedro Sepúlveda aborda a conceção editorial e bibliográfica da obra de Fernando Pessoa e o desejo totalizante do poeta de transformação da realidade em livro, aproximando-o de noções metafóricas de livro e de biblioteca.


Pessoa concebeu a sua obra sob a forma de uma coleção de livros, atribuindo-os a diversos nomes de autor e de editor, e definindo-os enquanto manifestações distintas da realidade que, no seu conjunto, poderiam realizar o desejo de expressão total dessa mesma realidade. Um planeamento editorial e bibliográfico da obra determina as suas distinções fundamentais, ainda que este mesmo planeamento permita ao autor adiar a sua publicação definitiva.

Pedro Sepúlveda é Investigador de pós-doutoramento na FCSH da Universidade Nova de Lisboa e coordenador executivo do Projeto Estranhar Pessoa: um escrutínio das pretensões heteronímicas, sediado no ELAB e no IFL, unidades de investigação da mesma Faculdade. O âmbito da sua investigação inclui o estudo de autores da modernidade literária e filosófica, a tradução de escritores de língua alemã e, mais recentemente, a edição da obra de Pessoa. Está no prelo um ensaio decorrente da sua tese de doutoramento, intitulado Os livros de Fernando Pessoa (Ática/Babel, 2013).

 

 

No cabeçalho, pormenor de: Pessoa, Fernando - Ficções de Interludio : [projeto], E3/180