Print E-mail
banner_voz_tiple

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Atividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

Catálogo na Livraria Online

 

 

Mostra 300 anos do Real Seminário de Música da Patriarcal

 

 

«Boa voz de tiple, sciencia de música e prendas de acompanhamento». O Real Seminário da Patriarcal (1713-1834)

LANÇAMENTO | 3 dezembro | 18h00 | Auditório BNP | Entrada livre

 

Com a presença da autora, Cristina Fernandes, e do Professor Rui Vieira Nery. Breve repertório musical utilizado nas aulas do Seminário, por Maria João Sousa (soprano) e Mário Marques Trilha (cravo).

A obra traça a história do Real Seminário de Música da Patriarcal, estabelecimento especializado no ensino da música, criado por D. João V, em 1713, seguindo a tradição das escolas que há vários séculos formavam os meninos de coro das grandes catedrais e das capelas de Corte europeias. O Seminário da Patriarcal, que só foi encerrado em 1834, na sequência da extinção das ordens religiosas, é a mais importante escola de música em Portugal antes da criação do Conservatório, em 1835, tendo sido responsável pela formação dos mais importantes compositores portugueses setecentistas.

A criação do Seminário da Patriarcal, anexo à Capela Real de Lisboa, constitui um dos pilares do investimento artístico e da política de prestígio do Rei-Magnânimo que viria a dotar a Capela Real, elevada ao estatuto de Patriarcal em 1716, de um esplendor cerimonial comparável ao da Corte Pontifícia. Para a Basílica Patriarcal são recrutados os melhores profissionais portugueses, bem como músicos estrangeiros de grande craveira, de que são exemplos Domenico Scarlatti (1685-1757), Giovanni Giorgi (fl. 1762) e diversos cantores italianos, vários deles castrati, oriundos da Cappella Giulia da Basílica de S. Pedro de Roma. É de entre os discípulos mais talentosos do Seminário que são selecionados os primeiros bolseiros da Coroa que irão aperfeiçoar a sua formação musical em Roma, dos quais se destacam António Teixeira (1707-1774), João Rodrigues Esteves (ca. 1700-ca. 1752) e Francisco António de Almeida (ca. 1702-1755), compositores de elevado mérito que desempenharam importantes papéis na vida musical portuguesa.

«Boa voz de tiple» (ou soprano) era um dos requisitos essenciais exigidos aos candidatos a alunos internos do Real Seminário de Música da Patriarcal. Ao terminar os estudos, os alunos deveriam ter adquirido a «sciencia de música», incluindo o domínio do contraponto e da composição, e «prendas de acompanhamento», ou seja, competências de elevado nível na arte da realização do baixo contínuo, da arte de acompanhar e da improvisação.

Além de capítulos dedicados à história da instituição, à administração e ao sistema de ensino, a obra fornece uma panorâmica dos principais mestres e alunos, bem como dos manuais didácticos, métodos e repertórios utilizados.

A publicação inclui ainda o fac-símile dos Estatutos do Seminário da Santa Igreja da Patriarcal, de 1764, cujo manuscrito se encontra na Biblioteca Nacional de Portugal (CÓD. 3693), e é uma edição conjunta da BNP e do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança da Universidade Nova de Lisboa (INET-MD).