Print E-mail
banner_patriarcal2

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Atividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

Mostra 300 anos do Real Seminário de Música da Patriarcal

 

 

«Boa voz de tiple, sciencia de música e prendas de acompanhamento»: o sistema de ensino do Real Seminário da Patriarcal (1713-1834)

CONFERÊNCIA | 12 setembro | 18h00 | por Cristina Fernandes | Auditório BNP | Entrada livre

 

patriarcal_cod-3693_3Assinalando os 300 anos da principal instituição portuguesa dedicada ao ensino da música antes da criação do Conservatório em 1835, e como complemento à Mostra documental patente na BNP até 13 de Setembro, a conferência incidirá sobre aspectos ligados à história, à administração e ao sistema de ensino praticado no Real Seminário de Música da Patriarcal e fornecerá uma panorâmica dos seus principais mestres e alunos, bem como dos manuais didácticos, métodos e repertórios utilizados que hoje fazem parte do acervo da Área de Música da BNP.

«Boa voz de tiple» (ou soprano) era um dos requisitos essenciais exigidos aos candidatos a alunos internos do Real Seminário da Patriarcal, a escola de música criada em 1713 por iniciativa de D. João V que viria a formar os principais compositores portugueses do séc. XVIII, bem como numerosos cantores e organistas com um sólido métier. Especialmente vocacionado para o repertório sacro, de forma a fornecer profissionais que garantissem o esplendor dos serviços litúrgicos da Capela Real, patriarcal_cod-1515promovida a Patriarcal, em 1716, o Real Seminário acabaria por assumir uma função mais ampla que veio também a contemplar vertentes da música dramática e da música instrumental.

Conforme se lê nos Estatutos de 1764 (BNP, COD. 3693) e nas notas à margem do Livro de Admissões (BNP, COD. 1515), ao terminar os estudos os alunos deveriam ter adquirido «sciencia de música» (incluindo o domínio do contraponto e da composição) e «prendas de acompanhamento», ou seja, competências de elevado nível na arte da realização do baixo contínuo, da arte de acompanhar e da improvisação.

Cristina Fernandes
INET-MD, Universidade Nova de Lisboa