Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_compositores

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Conversas com Compositores:

 

Sílvia Mendonça e Tiago Cabrita

 

Daniel Moreira e Nuno da Rocha

 

Diogo Novo Carvalho e Igor C. Silva

 

Ana Seara e Nuno Jacinto

 

 

 

mpmp

 

 

 

 

 

 

 

CONVERSAS COM COMPOSITORES | 18 setembro | 18h00 | Sala de Projeções BNP | Entrada livre


Iniciativa conjunta da BNP com o mpmp - movimento patrimonial pela música portuguesa, Conversas com Compositores iniciou-se em 2012 e pretende ser uma série de encontros com jovens compositores, dos quais este será o quinto.

 

 

Daniel Moreira nasceu no Porto em 1983 e iniciou os seus estudos musicais em 1993.

é licenciado em Economia (Faculdade de Economia; Universidade do Porto; 2006) e Mestre em Composição e Teoria Musical (Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo-ESMAE; Instituto Politécnico do Porto-IPP; 2010). Desde Setembro de 2012, é Doutorando em
Composição (King's College; Universidade de Londres).

Como principais professores, destacam-se Dimitris Andrikopoulos, Fernando Lapa e George Benjamin (composição); Carlos Guedes (música electrónica); Miguel-Ribeiro Pereira, José Oliveira Martins e Silvina Milstein (teoria e análise musical).

 

Participou ainda em seminários e/ou teve aulas ocasionais com Helmut
Lachenmann, Klaas de Vries, Magnus Lindberg, Jonathan Harvey e Kaija Saariaho.

Em 2009, foi Jovem Compositor em Residência na Casa da Música. Desde então, têm-lhe sido regularmente encomendadas novas obras e arranjos (Casa da Música, Festival Musica Strasbourg, European Concert Hall Organisation, Chester&Novello, Banda Sinfónica Portuguesa, Antena 2/RDP).

Desde 2009, é professor de composição, análise e estética musicais (ESMAE-IPP). Desenvolve também actividade intensa como investigador, conferencista e redactor de notas de programa. Os seus principais interesses de investigação incluem: i) o movimento harmónico na música pós-tonal; ii) a música atonal livre da Segunda Escola de Viena; iii) as temporalidades musicais; iv) a música para cinema.

 

 

Daniel Moreira (1984, Belo Horizonte – Brasil) é compositor e regente de música clássica contemporânea. Após estudos em física, Daniel estudou composição e teoria musical no Brasil (Universidade Federal do RS), nos Estados Unidos (University of Texas at Austin) e Alemanha (Hochschule für Musik und Theater Hamburg). Além disso Daniel participou de diversos Workshops e Masterclasses com renomados Ensembles e compositores da música atual, dentre eles Brian Ferneyhough, George Aperghis, Chaya Czernowin, Rebecca Saunders, Mark André, C.S. Mahnkopf, Ensemble Modern, Ensemble Recherche, Musik Fabrik e Elision Ensemble.


Suas composições abrangem uma vasta paleta de gêneros musicais e tem sido frequentemente premiadas (Deutscher Musikwettbewerb Komposition 2012, DAAD Preis 2011, Schleswig-Holstein Stipendienpreis, ISCM performance prize etc). Suas obras já puderam ser ouvidas nos Estados Unidos, Europa, Ásia, Austrália e América do Sul em importantes festivais e locais como Academia de Artes de Berlin, Philarmonia Essen, ISCM World New Music Days, Darmstädter Ferienkurse für neue Musik, Wet Ink Concert Series, Donaueschinger Musiktage Off-Programm, Festival Contemporâneo-RS etc.

 

Como regente estudou nos Estados Unidos com Robert Carnochan, na Itália com Michael Luig e na Alemanha com Lorenz Nordmeyer. Seu interesse em regência se situa principalmente no repertório atual de música de câmara e no trabalho em conjunto com compositores. Daniel é fundador e regente do Ensemble de música contemporânea Volumina Consort, com o qual já estreou obras de compositores de mais de sete países. Em 2008 Daniel foi nomeado Diretor de Produção do festival Contemporâneo – Rs e desde 2010 é co-organizador da série de concertos «Die Lange Nacht der Neuen Werke» de compositores da HfMT Hamburg.

 

Na área acadêmica Daniel Moreira trabalhou como pesquisador em música interativa e seu Software «DFM Granuloma» recebeu o primeiro prêmio da feira de iniciação científica da UFRGS em 2008. Por seu desempenho acadêmico Daniel foi honrado com a Láurea Acadêmica da UFRGS (2008), com as University Honors da University of Texas at Austin(2007) e com o prêmio DAAD de 2011 da Hochschule für Musik und Theater Hamburg.

 

Atualmente mora em Hamburgo (Alemanha), onde concluiu um mestrado em composição musical com orientação do compositor Manfred Stahnke na Hochschule für Musik und Theater Hamburg e trabalha como docente em Acústica e Instrumentação na Hochschule für Musik, Theater und Medien Hannover.