Print E-mail
banner_codice_06

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Os códices na BND:

Alc. 173 | Alc. 202 | Alc. 365Il. 111

 

Um mês, um códice iluminado | programa

 

Folha de sala

 

 

iem


Os manuscritos jurídicos iluminados da BNP.

Quatro exemplos significativos

SEMINÁRIO | 5 setembro | 18h00 | Auditório BNP | Entrada livre


Sexto encontro do ciclo de seminários "Um mês, um códice iluminado", iniciativa do Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) em parceria com a Biblioteca Nacional de Portugal.

 

Como já foi amplamente demonstrado por investigações históricas, as ligações de Portugal medieval com a Europa são muitas e expressam a sua identidade europeia. A circulação das obras jurídicas na Idade Média que se confirma pela presença de exemplares de manuscritos jurídicos estrangeiros em Portugal pressupõe a existência de viagens de clérigos, professores, estudantes das universidades.

De facto, encontramos na Idade Média muitos estrangeiros em Portugal e muitos portugueses no estrangeiro: as universidades europeias atraem também muito portugueses. Paris, Bolonha e Salamanca foram, durante o período medieval as mais frequentadas pelos mesmos. Houve-os também em Montpellier, Pádua, Pisa, Oxford, Toulouse e em tantos outros centros universitários. Na circulação de livros jurídicos verificamos um aspecto da influência das correntes culturais europeias em Portugal.

Esta sessão tem como objetivo analisar estes fenómenos de influências, de mobilidade e de circulação de manuscritos e pessoas através da análise de quatro importantes manuscritos jurídicos iluminados medievais preservados na Biblioteca Nacional de Portugal (Alc. 365, Alc. 173, IL. 111, Alc. 202).

 

A apresentação estará a cargo de Maria Alessandra Bilotta (IEM-FCSH-UNL)