Print E-mail
banner_aromas

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

* Inscrição prévia

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

 

Letras com aromas | Inês Pedrosa, A eternidade e o desejo

CONVERSAS ÀS ESCURAS | 9 setembro | 17h00 | Sala de Formação | Entrada livre *

 

aromas_pedrosa_inesEncontro inaugural de Letras com aromas - conversas às escuras, iniciativa da ALDV, Área de Leitura para Deficientes Visuais da BNP, que decorrerá entre 2013 e 2014.

À conversa com um escritor serve-se café e fala-se da sua obra num ambiente totalmente escurecido, em que pessoas cegas acolhem e guiam os que vêem. Na partilha do aroma e na companhia das palavras ilumina-se um mundo, apenas aparentemente, não visível.

Passando por toda a obra de Inês Pedrosa, a conversa centrar-se-á no romance A eternidade e o desejo, obra sobre Clara, uma portuguesa que regressa ao Brasil, terra em que em tempos perdeu a visão e um amor, e a que agora retorna numa busca iluminada pelas palavras do Padre António Vieira. Este diálogo entre o Brasil moderno e a vida aventurosa do jesuíta do século XVII será, pois, o ponto de partida para a conversa desta primeira sessão.

«A cegueira que cega cerrando os olhos, não é a maior cegueira; a que cega deixando os olhos abertos, essa é a mais cega de todas: e tal era a dos Escribas e Fariseus. Homens com os olhos abertos e cegos. Com olhos abertos, porque, como letrados, liam as Escrituras e entendiam os Profetas; e cegos, porque vendo cumpridas as profecias, não viam nem conheciam o profetizado.» in a A eternidade e o desejo