Print E-mail
banner_codice_04

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

O códice na BND

 

Um mês, um códice iluminado | programa

 

Folha de sala

 

 

 

iem


Fisionomia e Astrologia: o manuscrito de Rolando de Lisboa

SEMINÁRIO | 6 junho | 18h00 | BIBLIOTECA DA AJUDA | Entrada livre


Quarto encontro do ciclo de seminários "Um mês, um códice iluminado", iniciativa do Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) em parceria com a Biblioteca Nacional de Portugal.

 

mes_codice_ba-52-xiii-18"O Livro de Fisionomia de Rolando de Lisboa (BA. 52-XIII-18), escrito entre 1425 e 1437, é dos mais interessantes códices iluminados da Biblioteca da Ajuda. Trata-se de uma obra original, redigida por Rolando de Lisboa, médico português que esteve ao serviço de John, duque de Bedford, e de Filipe, o Bom, duque de Borgonha.

O livro conjuga o interesse do conteúdo (um estudo completo do corpo humano e sua correlação com o carácter) com o contexto cultural em que foi criado – as cortes de Paris e de Borgonha. O códice é ainda enriquecido pela profusão de capitulares iluminadas e sobretudo pelo seu exuberante frontispício. Neste, encontramos uma iconografia invulgar, que alia a representação artística “tradicional” e o que pode já ser considerado um primeiro esboço de “ilustração científica”.

Neste seminário abordaremos estas três vertentes – a vida do autor, o estudo da Fisionomia e a imagem – que se conjugam no códice BA. 52-XIII-18, constituindo-o como uma obra única no seu género."

 

A apresentação estará a cargo de Helena Avelar de Carvalho e Luís Campos Ribeiro (IEM-FCSH-UNL).

 

Iluminura representando 19 figuras humanas (12 meses, 7 dias semana), encimadas pelos signos do Zodíaco, com cercadura ornamentada com motivos estilizados de flora (f. 1) e iniciais ornamentadas a cores e ouro, com as decorações prolongando-se pela margem.