Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_reconfigurations

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Descarregar Programa

 

 

 

ics

 

cirst

 

lab_cmo

 

fct


Reconfigurations: digital media and transformations in public and scientific communication

CONFERÊNCIA | 7 junho | 9h30 - 18h15 | Auditório BNP | Entrada livre

 

Vários trabalhos de pesquisa sobre comunicação, cultura e media descrevem o ambiente digital, resultante da convergência da informática, audiovisual e telecomunicações, como espaço privilegiado para a criação cultural pelos utilizadores. Na conferência “Reconfigurations: Digital media and transformations in public and scientific communication” será apresentado conhecimento científico original sobre as diferentes formas participativas da criação e troca online de conteúdo informacional e cultural. Hoje, essas novas formas multiplicam-se, exigindo adaptações estratégicas de diversos sectores da esfera cultural e da comunicação.

 

No jornalismo isto é particularmente claro: toda a informação é concebida num único local e sob renovados ambientes de gestão informacional. Os jornalistas são impelidos a preparar informação, diariamente, para todos os suportes media, imprensa, rádio, televisão e internet, e estar prontos para a sua distribuição através de podcasting, sms, rss, blogging. A comunicação científica também tem sofrido transformações profundas com o aumento do acesso e uso da Internet. O volume e diversidade de troca de informação científica cresceram exponencialmente, remodelando o próprio fazer científico.

 

A conferência “Reconfigurations” visa divulgar alguns dos resultados do projecto “Mutação dos Media: Transformações da comunicação pública e científica” (PTDC/CCI-COM/100765/2008), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O projecto procurou compreender de que modo a evolução profunda dos usos da Internet faz parte de um processo de mutação dos media e conhecer as implicações deste processo para a comunicação pública e científica. Partindo de estudos de caso (video e fotografia online, microblogging e partilha de conhecimento científico por profissionais e amadores), a investigação desenvolveu o seu quadro teórico na intersecção dos campos das ciências da comunicação e os estudos de ciência e tecnologia.

 

Com este trabalho de pesquisa conjunta foi possível estabelecer uma parceria entre dois importantes centros de investigação em Portugal e no Canadá – o ICS-UL e o CIRST – fortalecendo os laços do que tinha sido até agora uma colaboração informal e intermitente. A conferência “Reconfigurations” junta a equipa portuguesa, coordenada por José Luís Garcia (ICS-UL), e a equipa canadiana, coordenada por Serge Proulx (UQAM / Télécom ParisTech), bem como colegas investigadores que irão comentar os resultados apresentados.