Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_codice_02

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

O códice na BND

 

Um mês, um códice iluminado | programa

 

Folha de sala

 

 

iem


Uma bíblia historiada na biblioteca de Alcobaça

SEMINÁRIO | 4 abr. | 18h00 | Auditório BNP | Entrada livre


Segundo encontro do ciclo de seminários "Um mês, um códice iluminado", iniciativa do Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) em parceria com a Biblioteca Nacional de Portugal.

 

mes_codice_alc-458_0005Parte da nossa herança cultural, os livros manuscritos são, sem dúvida, elementos identificadores das culturas da bacia do Mediterrâneo e, enquanto objectos culturais, serão, porventura, o exemplo por excelência. Como objectos artísticos assumem uma importância acrescida ao congregarem em si autênticas e inigualáveis galerias de pintura, beneficiando ainda do enriquecimento que advém da relação entre as imagens e os textos onde se inserem.

O manuscrito que será apresentado neste seminário é uma bíblia historiada do século XIII, proveniente do Mosteiro Cisterciense de Santa Maria de Alcobaça, actualmente pertencente à Biblioteca Nacional de Portugal com a cota Alc. 458, sem dúvida um códice de excepção entre os que pertenceram à livraria alcobacense. Apresenta um programa iconográfico muito significativo, constituído por um conjunto de 72 iniciais historiadas com cenas e personagens do Antigo e do Novo Testamento, às quais se somam cerca de meia centena de iniciais ornadas com motivos vegetalistas, sobretudo hastes ou caules entrelaçados, palmetas e folhas de acanto, integrando, também, elementos zoomórficos e fantásticos.

 

A apresentação estará a cargo de Luís Correia de Sousa (IEM-FCSH-UNL)