Print E-mail
banner_lingua

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

Artigo relacionado:

 

Mostra 300 anos do Vocabulário de Bluteau: o estudo e a ilustração da língua (2012/13)

 

 

 

babel

 

 

A Língua Iluminada | Antologia do Vocabulário de Rafael Bluteau

LANÇAMENTO | 13 março | 18h00 | Auditório BNP | Entrada livre


lingua_iluminadaApresentação da obra de João Paulo Silvestre, co-edição da BNP e Babel, por Telmo Verdelho e Ivo Castro.

 

"Esta antologia pretende ser um roteiro da vastíssima informação que o Vocabulário oferece para a compreensão da língua portuguesa e do pensamento linguístico do século XVIII. Os estudos linguísticos são apenas um dos domínios em que o dicionário de Bluteau se constitui como documento histórico inestimável. Ele revela o modo como a língua portuguesa era percecionada  por um aprendente estrangeiro, sensível à variedade de registos, aos testemunhos da diacronia, ao património literário, à inovação lexical e ao diálogo com a língua latina. Na perspetiva  do dicionarista, o saber metalinguístico supunha múltiplos interesses e competências, representados pelo então abrangente domínio da filologia, assim definida:

 

Filologia [philologia] É palavra grega composta de Philos, amigo, e Logos, discurso; e filologia val o mesmo que estudo das letras humanas, começando da gramática (que antigamente era a parte principal da filologia) e prosseguindo com a eloquência oratória e poética, com as notícias da história antiga e moderna, com a inteligência, interpretação e crítica dos autores, com a erudição sagrada e profana, e geralmente com a compreensão e aplicação de todas as cousas que podem ornar o engenho e discurso humano. Rigorosamente falando, filologia é a parte das ciências que tem por objeto  as palavras e propriedade delas."

 

João Paulo Silvestre