Print E-mail
banner_pardal_monteiro

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 


 


 


 


Pardal Monteiro Arquitetos (1919/2012)

LANÇAMENTO | 6 março | 17h30 | Anfiteatro BNP | Entrada livre


pardal_monteiro

Monografia com a chancela da editora Caleidoscópio que inventaria o trabalho produzido pelo Atelier Pardal Monteiro, começando pela obra do Arq. Porfírio Pardal Monteiro e continuando pela obra do Arq. António Pardal Monteiro, seu sobrinho, e depois pelos Arqs. João e Manuel Pardal Monteiro.

 

Inclui obras tão conhecidas e emblemáticas como Gare Ferroviária do Cais do Sodré, Instituto Superior Técnico, Igreja de Nossa Senhora De Fátima, Diário de Notícias, Gare Marítima de Alcântara e Rocha de Conde de Óbidos, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Hotel Ritz, Edifícios Universitários de Lisboa, Biblioteca Nacional, Estação de Tratamento de Água da Asseiceira, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Instituto Superior Técnico, novos edifícios em Lisboa, Instituto Superior Técnico no Taguspark, em Oeiras, e reformulação e expansão da Biblioteca Nacional de Portugal.

 

O livro referencia cerca de 140 obras na 1ª fase - Porfírio Pardal Monteiro (1914-1957), grande parte delas inéditas, e cerca de 120 na 2ª fase (1957-2011).

 

Colaboram, com textos respeitantes às diferentes épocas, o Bastonário da Ordem dos Arquitetos Arquiteto João Belo Rodeia, e os arquitetos, Professores Catedráticos da Faculdade de Arquitectura da UTL, José Manuel Fernandes, Rui Barreiros Duarte e João Sousa Morais, além de outros investigadores.