Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_cordel

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

tnmii

 

 

Teatro em cordel: a coleção do Teatro Nacional D. Maria II

LANÇAMENTO | 15 fevereiro | 18h00 | Auditório BNP | Entrada livre


teatro_cordel

O catálogo Teatro em cordel: a coleção do Teatro Nacional D. Maria II,  coordenado por Cristina Faria, e que será apresentado por José Camões, descreve as espécies da coleção de Albino Forjaz de Sampaio, íntegra e una, a que se agregaram as das coleções de Lino Ferreira e de Victor d’Ávila Pérez.

 

Reproduz, em grande medida, o catálogo elaborado por Forjaz de Sampaio e editado pela Imprensa Nacional de Lisboa, em 1920, beneficiando, contudo, dos contributos da investigação académica mais recente nesta matéria e trazendo a público esclarecimentos sobre autorias e traduções de folhetos de teatro equivocamente atribuídas, dados em Nota aos registos bibliográficos.

 

A coleção de teatro de cordel do TNDM II é constituída por 912 espécies bibliográficas impressas entre 1659 e 1864, maioritariamente de teatro de cordel publicado em português, com destaque para o entremez e a comédia. Da mesma coleção, publicou o TNDM II, em colaboração com o Centro de Estudos de Teatro da FLUL, A Ramalheteira da Sécia, dando pasto de escárnio a um estudante peralta, um dos seus folhetos únicos, numa edição coordenada por José Camões que inclui um estudo, glossário e reprodução fac-similada do original.