Print E-mail
banner_luis_cunha

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Descarregar folha de sala

 

Visitas guiadas por:

Abílio Diniz Silva

abril 20 : 15h30 || 18 : 16h30

(sujeitas a This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar )

 

 

Testamento Político ou Carta de Conselhos ao Senhor D. José sendo Príncipe. Int., estudo e ed. crítica de Abílio Diniz Silva

 

Seminário D. Luís da Cunha e as negociações de Utreque

 

D. Luis da Cunha por Diniz Silva, entrevista de João Almeida, Programa Quinta Essência | Antena2, 12.01.2013 (59 min)

 

 

 

D. Luís da Cunha (1662-1749). O “oráculo” da política.

EXPOSIÇÃO | 17 janeiro - 20 abril | Sala de Exposições Piso 3 | Entrada livre


luis_da_cunha

No 350º aniversário do nascimento de D. Luís da Cunha e no 300º aniversário do início das negociações dos Tratados de Paz de Utrecht, decidiu a BNP realizar uma exposição que homenageasse com dignidade o grande diplomata, e simultaneamente destacasse o significado para Portugal e para o Brasil, dessas importantes negociações diplomáticas.

Pretende-se com esta exposição trazer ao conhecimento do público algumas peças de uma documentação inédita que nos revela um grande português, diplomata insigne, político eminente, homem de cultura (provavelmente um dos primeiros iluministas portugueses) que procurou dar corpo a uma visão estratégica para a política portuguesa, batalhando com vigor em Utrecht, nas negociações dos dois Tratados - com França (1713) e com Espanha (1715) .

Espírito livre e iconoclasta, apontou com firmeza, mas de forma fina e elegante, o caminho a seguir em épocas de crise, como nas anteriores negociações do Tratado de Methuen (Dezembro de 1703) ao qual se opôs, ou nas difíceis relações políticas com Espanha (a propósito da Colónia do Sacramento, ou do “incidente” de Madrid de 1735), com Holanda (contrariando os interesses das grandes companhias majestáticas neerlandesas), ou com Inglaterra, solicitando arduamente o apoio militar estabelecido nos tratados, invocando até os próprios interesses ingleses que beneficiavam com a independência de Portugal e com a segurança das frotas que traziam o ouro e as riquezas do Brasil.  

Enfim, ousou atacar os aspetos mais negativos da sociedade portuguesa – as iniquidades dos processos inquisitoriais, a lentidão da justiça, a decadência das manufaturas e da agricultura no interior do país. Tentou incutir nas orientações da política portuguesa o fomento das atividades produtivas, a redução das propriedades da igreja e do número dos eclesiásticos, e procurou que o desenvolvimento do Brasil (inclusive através do seu povoamento com os hereges protestantes) fosse um escopo estratégico da política nacional.

Valerá seguramente a pena vir conhecer, na Biblioteca Nacional, todos estes testemunhos de D. Luis da Cunha, que marcaram uma época tão importante do império português, tendo alguns dos seus conselhos um valor intemporal, como a célebre frase com que abre as Memórias da Paz de Utreque: «Como de ordinário nos grandes apertos se acode a curar o mal presente, ainda que do remédio se deva seguir depois maior achaque».

 

Abílio Diniz Silva