Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_ja_franca2

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Descarregar folha de sala

 

 

 

Artigo relacionado: José-Augusto França doa o seu Espólio à BNP (2005)

 

 

 

 

José-Augusto França : Exposição bibliográfica 1949-2012

EXPOSIÇÃO | 15 novembro 2012 - 5 janeiro 2013 | Sala de Referência | Entrada livre


ja_franca

No ano em que José-Augusto França completa as nove décadas de vida, a Biblioteca Nacional de Portugal honra-se em homenagear o autor que, desde a juventude e ao longo de toda a sua vida tem desenvolvido, nesta Instituição, grande parte de uma investigação internacionalmente reconhecida.

A obra plural do historiador e crítico de arte, ensaísta, sociólogo, ficcionista, criador literário, também notabilizada pela sua vocação de emérito divulgador pedagógico, definiu-lhe um largo percurso de intervenção cultural e cívica que marcou várias gerações – nomeadamente as que puderam fruir do ensino universitário por ele ministrado a partir duma história de arte redimensionada pelas suas pesquisas – e lhe grangeou o reconhecimento pátrio e universal.

Razões para que esta mostra seja uma iniciativa que se associa à ja_franca_l-108366-v homenagem ao mesmo autor promovida pela Associação Portuguesa dos Historiadores da Arte no IV Congresso de História da Arte Portuguesa e que decorrerá de 21 a 24 de Novembro na Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Com catálogo publicado em co-edição pela BNP e Imprensa Nacional Casa da Moeda,  a mostra será complementada por um Encontro com o homenageado numa sessão que se realiza na BNP a 27 de novembro, às 18h00, com a participação de Guilherme d’Oliveira Martins, Miguel Real e Ernesto Rodrigues.

 

No post-scriptum do catálogo - José-Augusto França  exposição bibliográfica, 1949-2012 - pode ler-se pela mão de quem lhe deu origem:

 

“… De qualquer modo, acha o autor que noventa anos de idade e setenta e cinco de escrita continuada bastam-lhe para se retirar da vida pública assim preenchida, ja_franca_hg-58094-vcom mais várias práticas profissionalmente correlativas, em sua biografia. Aqui, a presente exposição bibliográfica, com o paralelo IVº Congresso Internacional da Associação Portuguesa de História da Arte marcam uma despedida que o autor muito sinceramente agradece. Sai ele, ao mesmo tempo, de Academias e outras instituições a que pertence e deixa práticas a que ainda se dá – mas voltará à Biblioteca Nacional para satisfazer curiosidades …


Expõem-se aqui noventa títulos, número coincidente mas perfeitamente ocasional. Autor mediano que se considera, com admiração pelos que lhe estiveram acima, desde Fernão Lopes até hoje, ele acha que metade das obras terá valido a pena escrever, com o trabalho, o tempo e o esforço despendidos; e dez por cento delas terá valido e valerá a pena ler, pelo que de reflexão e informação inédita trazem ao leitor.”