Print E-mail
banner_compositores

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

 

 

Daniel Moreira e Nuno da Rocha

CONVERSAS COM COMPOSITORES | 10 novembro | 17h00 | Sala de Projeções BNP | Entrada livre


Iniciativa conjunta da BNP com o mpmp - movimento patrimonial pela música portuguesa, Conversas com Compositores pretende ser uma série de encontros com jovens compositores, sendo este o primeiro.

 

moreira_danielDaniel Moreira nasceu no Porto em 1983 e iniciou os seus estudos musicais em 1993.

Ingressou no Conservatório de Música do Porto em 1994, onde concluiu os cursos complementares de Guitarra com Artur Caldeira e de Análise e Técnicas de Composição com João-Heitor RigaudÉ licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (2001-2006).

No âmbito dos estudos em Economia, foi distinguido com o Prémio do Banco de Portugal, em 2006.Frequenta o Mestrado em Composição e Teoria Musical na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE) no Porto, onde é aluno desde 2006.

Teve como professores de composição Dimitris Andrikopoulos e Fernando Lapa, sendo actualmente aluno de Fredrick Gifford.

Ainda na ESMAE, teve aulas com Klaas de Vries, Magnus Lindberg e Jonathan Harvey, estes dois últimos no quadro de actividades realizadas em cooperação com a Casa da Música.

Participou em vários seminários de leitura de obras de jovens compositores, realizados na Casa da Música, nomeadamente com o Remix Ensemble, sob a direcção de Rolf Gupta, e com o Quarteto Diotima.

Foi duas vezes premiado em concursos de composição: terceiro lugar no Concurso Internacional de Composição Gian Battista Viotti, de Vercelli (Itália), em 2007, pela peça Noctis Lumina, para viola solo; Menção Honrosa na categoria de Música de Câmara do 3º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, em 2008, pela peça O Escuro Silêncio da Chuva, para voz feminina e ensemble instrumental.

Em 2009, foi Jovem Compositor Residente na Casa da Música, tenho tido obras estreadas, entre outras, pelo Remix Ensemble e pela Orquestra Nacional do Porto (esta última no Auditório da Galiza, em Santiago de Compostela).

No quadro desta residência, participou no Festival de Música Contemporânea de Witten, na Alemanha, onde o Remix Ensemble tocou a peça “Limiar (Homenagem a Haydn”).

Lecciona disciplinas de Análise na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, no Porto (ao nível da licenciatura), bem como Análise e Técnicas de Composição, na Escola de Música Óscar da Silva, em Matosinhos.

É membro do Coral de Letras da Universidade do Porto desde 2004.


rocha_nunoNuno da Rocha nasceu a 26 de junho de 1986. Iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos de idade em guitarra clássica com o professor Rodrigo Barros, tendo realizado exames pela Royal School of Music (ABRSM).

Em 2004 mudou-se para Lisboa, tendo frequentado o curso de Jazz na escola de jazz Luiz Villas-Boas (Hot Clube de Portugal) e o curso de Engenharia Electrotécnica no Instituto Superior Técnico.

Em 2007/08 estudou composição com Vasco Mendonça e Carlos Marecos, entrando em 2008 no curso de Composição da Escola Superior de Música de Lisboa. Teve como seus principais tutores os compositores Luís Tinoco, Carlos Caires e António Pinho Vargas.

Tem participado em diversos seminários e masterclasses, entre os quais os de Ertugrul Sevsay, Marc-André Dalbavie, João Pedro Oliveira, António Pinho Vargas, Paulinho Braga, Richard Dünser e Lee Konitz. Participou ainda num curso de gamelão na Fundação Oriente, orientado por Elizabeth Davies e Tri Suhatmini; desde então tem participado activamente no grupo de gamelão 'yogistragong'.

No Verão de 2009 participou na ‘19th internationale sommerakademie09’ na Áustria, tendo trabalhado com o compositor Nigel Osborne, com o maestro Michael Wendeberg e com o reconhecido grupo de música contemporânea ‘klangforum wien’.

Em fevereiro de 2010 esteve presente no ‘16th young composers meeting’ em Apeldoorn (Holanda), onde apresentou a peça ‘stella times stella’ para a orquestra ‘de ereprijs’. Este encontro foi dirigido pelos compositores Louis Andriessen, Richard Ayres, Martijn Padding,  Jan van de Putte, Micheal Smetanin e Helena Tulve.

Em maio de 2010 esteve presente no atelier de composição 'Música Nova 2010' organizado pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, onde apresentou a peça 'seven places from my asking', de que resultou a requisição dos direitos da peça por parte da OCCO para a temporada seguinte.

Em fevereiro de 2011 escreveu música para a exposição "A kills B - acção imagética, Ifigénia e Isaac" apresentada no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.


Em setembro de 2012 foi vencedor do 3º Prémio do Concurso de Composição SPA/RTP - Prémio Jovens Músicos 2012 com a peça "O que será do rio without John Cage?", estreada pela orquestra barroca "Divino Sospiro", dirigida por Massimo Mazzeo no grande auditório da Fundação Calouste Gulbenkian

 

Em outubro de 2012 viu o seu perfil ser publicado no site internacional Composers Circle, onde foi exposta a peça "seven places from your answering" (2010).

 

Neste momento é finalista do Mestrado em Música (ramo de Composição) na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação do compositor António Pinho Vargas.