Print E-mail
banner_casimiro2

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Mostra Joaquim Casimiro Júnior

 

As obras de J. Casimiro Júnior na BNP

 

 

 

 


 


 

 



Joaquim Casimiro Júnior (1808-1862), um compositor

nos teatros de Lisboa

CONFERÊNCIA | 12 outubro  | 18h00 | Auditório BNP | Entrada livre

 

casimiro_l-18531-p
No âmbito da iniciativa com que a BNP assinala os 150 anos da morte de Casimiro Júnior com uma mostra documental, esta conferência, por Isabel Novais Gonçalves, destaca o lado especialmente popular da sua obra – o de compositor para dramas, comédias, operetas, mágicas e farsas que correram nos teatros da capital.

“O couplet portuguez é meu filho: ninguém o tinha escripto assim antes de mim”. Com esta frase, retirada da autobiografia redigida pouco antes da sua morte (1862), o compositor lisboeta Joaquim Casimiro Júnior afirmava sem modéstia o seu legado no domínio da música teatral. Maestro, instrumentista, professor, autor de música sacra e membro ativo de várias associações musicais que moldaram a atividade concertística de Lisboa, Joaquim Casimiro foi sobretudo um compositor dos teatros, e para o teatro.
casimiro

Através de uma apresentação que conjuga aspetos da sua vida e do seu percurso profissional com a audição de alguns excertos musicais, pretende-se nesta conferência contribuir para um conhecimento mais concreto da obra musico-teatral de Casimiro e do papel determinante da própria música no teatro do século XIX.



Isabel Novais Gonçalves é musicóloga na Rede de Bibliotecas da Câmara Municipal de Lisboa e investigadora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, unidade de investigação da Universidade Nova de Lisboa, estando atualmente a preparar o seu doutoramento em Ciências Musicais Históricas na mesma universidade.