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1812 : A Campanha da Rússia
MOSTRA | 25 setembro - 17 de novembro | Sala de Referência | Entrada livre
![Gravura de "Campagnes des français sous le consulat et l'empire [ Visual gráfico] : album de cinquante-deux batailles et cent portraits des maréchaux, généraux et personnages les plus illustres de l'époque et le portrait de Napoléon Ier ... : collection de 60 planches, dite Carle Vernet peintre d'histoire faite d'après les tableaux de ce grand maître et les dessins de Swebach", Paris, [ca 1855?] russia_ea-23-a](/images/stories/agenda/2012/russia_ea-23-a.jpg)
No bicentenário da invasão da Rússia pela Grande Armée, campanha que precipitou a queda de Bonaparte e o fim da hegemonia política francesa, evoca-se o embate entre um projeto autoritário de unificação da Europa - construção artificial mantida pela força das armas - e o único Estado europeu com meios para se lhe opor. O conflito foi moderno nos meios tecnológicos aplicados, total pela indiferenciação entre combatentes e não combatentes e anunciador das grandes guerras do século XX, pelo peso que nela tiveram a propaganda, a contra-informação e os movimentos da opinião pública. A Campanha de 1812 foi algo mais que uma guerra de proporções até aí jamais vivida; acontecimento marcante da consciência identitária da nação russa, revelou à Europa o poderio russo, consagrando-o como um dos pólos do equilíbrio europeu. Na Campanha participaram milhares de soldados da Legião Portuguesa, empurrados para a aventura russa que foi, para a quase totalidade, viagem sem regresso. Em consequência da derrota de Napoleão na Rússia e das sublevações nacionais anti-francesas que se lhe seguiram, germinaria no Congresso de Viena a primeira tentativa para um acordo para a preservação da paz no continente envolvendo em concerto todos os estados europeus. A mostra patente na Biblioteca Nacional de Portugal – para a qual foi produzido catálogo – exibe memórias, cartografia e iconografia, assim como manuscritos referentes à Legião Portuguesa, tendo particular interesse documentos existentes nos arquivos russos, pela primeira vez revelados ao público português.
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