Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_tel

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 


 


TEL - The European Library com novo interface e versão alargada

NOTÍCIA  | Julho 2012

 

telOs investigadores de todo o mundo dispõem agora de um novo interface de pesquisa e acesso em linha às coleções das bibliotecas nacionais e de muitas outras bibliotecas universitárias de 46 países europeus, na sequência do lançamento da nova versão do portal TEL - The European Library, em 26.06.2012.

Disponibilizando num único ponto  de acesso mais de 200 milhões de fontes de grande qualidade, além de inovadoras ferramentas de pesquisa e recuperação de informação, a nova versão do TEL permite aos investigadores encontrar, utilizar e partilhar uma vasta gama de conteúdos, incluindo a consulta de 10 milhões de objetos digitais e 24 milhões de páginas em texto integral.

O portal TEL foi  lançado inicialmente em 2005 como um serviço da CENL (Conference of European National Libraries), para a disponibilização de acesso federado às coleções de bibliotecas nacionais de toda a Europa. A Biblioteca Nacional de Portugal participa no TEL desde a sua criação, estando os seus registos bibliográficos  e objetos digitais disponíveis nesse portal, sendo também agregados por essa via para o portal Europeana.

Esta nova versão do portal TEL resulta de uma colaboração inovadora entre o CENL e três outras organizações líder na área das bibliotecas: LIBER (Ligue Europeènne des Bibliothéques de Recherche), CERL (Consortium of European Research Libraries) e Fundação Europeana.

Mais informação e vídeo promocional sobre o novo portal  TEL – The European Library.