Print E-mail
banner_marcos_portugal4

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Catálogo na Livraria Online

 

Artigo relacionado: Mostra Marcos Portugal (1762-1830)

 

Obras na BND de Marcos Portugal

 

 

ctt

250 ANOS DO NASCIMENTO
DE MARCOS PORTUGAL:
Apresentação de selo e carimbo comemorativo | 27 Mar. | 18h00

 

 

 

cesem

fct

fund_cupertino_miranda


A obra religiosa de Marcos António Portugal, 1762-1830: catálogo temático, crítica de fontes e de texto, proposta de cronologia

LANÇAMENTO | 27 Março | 18h00 | Auditório BNP | Entrada livre

APRESENTAÇÃO | LIVRARIA LER DEVAGAR | 1 Junho | 21h00 | R. Rodrigues Faria, 103, G 0.3,  1300 Lisboa

 

 

marcos_portugal_capaAPRESENTAÇÃO / 1 Junho / Livraria Ler Devagar:
Conferência pelo autor, António Jorge Marques, ilustrada com exemplos musicais.

LANÇAMENTO / 27 Março / BNP:
Lançamento da obra da autoria de António Jorge Marques, com interpretação ao vivo de excertos da Missa Grande de Marcos Portugal pelo Coro de Câmara de Lisboa, sob a direcção de Teresita Gutierrez Marques, e por Ana Paula Russo (soprano), Helena Lima (mezzo-soprano), Carlos Reis (tenor), Jorge Martins (barítono), António Duarte (organista) e Luís Sá Pessoa (violoncelista).

Oradores: Profs. Doutores Mário Vieira de Carvalho, André Cardoso e
David Cranmer

Agradecimentos: Manuel Morais, Dinarte Machado

"Marcos Portugal (1762-1830) foi um dos mais notórios e prolíficos compositores luso-brasileiros de sempre. Embora a fama internacional se tenha sobretudo ficado a dever aos milhares de representações das suas óperas, em Portugal e no Brasil foi sobretudo através da música religiosa que o seu nome se tornou conhecido, adquiriu estatuto, e perdurou muito para além da morte do autor, ao contrário do que marcos_portugal_cn167sucedeu com a obra dramática, que abandonou os palcos em inícios da década de 1820. O corpus da obra religiosa de Marcos Portugal, tema praticamente omisso na musicologia luso-brasileira, foi aqui organizado e descrito em pormenor num catálogo temático (com incipit musicais), permitindo uma visão global – ainda que necessariamente incompleta – deste repertório, da sua disseminação, e indiciando uma alargada influência na produção de outros criadores e nos paradigmas composicionais.

A fonte que contribuiu de forma mais decisiva e estruturante para o catálogo temático foi a Relação Autógrafa (lista de obras realizada pelo compositor), sendo por isso tratada e analisada em detalhe. O inusitado número de espécimes encontrados, além de um número surpreendente de versões (do próprio Marcos Portugal e de outros autores), implicaram uma extensa crítica de fontes (que incluiu estudos caligráficos, análise de marcas de água e tipos de papel, e das variantes ortográficas do nome do compositor), por forma a permitir a coerência interna do catálogo temático e a ordenação cronológica das versões. Além disso, a descoberta de muitas e reveladoras novas fontes primárias de cariz biográfico, permitiu pela primeira vez traçar com precisão o percurso pessoal e profissional de Marcos Portugal. "

António Jorge Marques

Lisboa, 4 de março, 2012