Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_ate_roma

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

A obra na Livraria Online


Até Roma: uma viagem com devoção, longa e árdua: Diário de Frei Joaquim de S. José em 1750

LANÇAMENTO | 9 Fevereiro | 18h00 | Auditório BNP | Entrada livre

 

ate_roma
Apresentação do Prof. Doutor João Luís Lisboa (Centro de História da Cultura da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova) do estudo e transcrição de Maria Luísa Cabral.

"Em 1750, um grupo de franciscanos parte de Lisboa, em missão oficial, com destino a Roma. Os dias, as dificuldades, os momentos de descanso, tudo é objecto de observação e registo no Diário, pela mão de Frei Joaquim de S. José. O manuscrito, que não havia despertado a atenção suficiente até ao presente, é rico em informação e consegue transportar-nos bem para o centro de algumas problemáticas do século XVIII. Para além desta qualidade, e atentos ao facto de a comitiva integrar o jovem Frei Manuel do Cenáculo, através do manuscrito, conseguimos ainda estabelecer outros elos com a cultura portuguesa.

O documento agora transcrito está incompleto. Venhamos, ou não, a localizar os fólios em falta, as questões que este documento agora suscita garantem uma leitura interessante e colocam-no, sem favor, entre as fontes para este período específico. Como sucede com outros relatos de viagem, este Diário consegue temperar a observação com a interpretação subjectiva, a novidade com os padrões familiares, resultando desta comparação permanente uma abertura (e leitura) muito sugestiva."