Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_luz_sombra2

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Artigo relacionado:

Exposição Orlando Ribeiro : Ponto de partida, lugar de encontro.

 

Com o apoio de:

ceg

inatel

turismo


Portugal Luz e Sombra – O País depois de Orlando Ribeiro

LANÇAMENTO | 23 Fevereiro | 15h00 | Auditório BNP | Entrada livre

 

luz_sombraA encerrar as comemorações do Centenário de Orlando Ribeiro (1911-1997), foi lançado o livro Portugal Luz e Sombra – O País depois de Orlando Ribeiro, de Duarte Belo, numa edição de Temas e Debates/Círculo de Leitores, apoiada pela BNP, o Turismo de Portugal e a Fundação INATEL.

Neste livro, Duarte Belo transporta-nos a cerca de 140 lugares do Portugal fotografado por Orlando Ribeiro contrapondo, a décadas de distancia, imagens atuais dos mesmos locais e tomadas de vista, resultado de um trabalho de campo em que viajou pelo território nacional mais de 6000 km. Uma visão diacrónica do Portugal contemporâneo, a revelação de transformações e permanências, de traços de uma evolução com múltiplas leituras. Ver mais informação sobre a obra.

A sessão contou com a participação de um painel diversificado de oradores, refletindo diferentes perspetivas que a obra lhes suscita: Jorge Gaspar, Suzanne Daveau, Aurora Carapinha e Álvaro Domingues.  

luz_sombra1“Orlando Ribeiro fotografou exaustivamente o território português a partir de 1937. Durante quase cinco décadas fixou, pela imagem, o solo e as construções que nos rodeiam. Em 1985, quando arruma a sua câmara fotográfica, Portugal já entrara num processo de mudança que se tornava cada vez mais célere. Em 2011 voltámos a uma grande viagem que fora iniciada em Portugal –– O Sabor da Terra e continuada em Portugal Património. Selecionámos um conjunto de fotografias do grande mestre da geografia e regressámos aos mesmos exatos locais das suas tomadas de vista. O que encontrámos não foram apenas alterações, mais ou menos significativas, de aspetos das paisagens e das arquiteturas, mas um tempo civilizacional diferente. Estas fotografias dão-nos conta, com fascínio e inquietação, do poder avassalador do tempo e das imparáveis construções humanas, na modelação da identidade de um povo.” Duarte Belo.