Print E-mail
banner_simposio_cart

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

Informação completa sobre o Simpósio (temas, inscrições, organização): PT / EN / ES

 

Exposição: Leitores de mapas...

 

 

 

 

ceg_grey

 

cham_logo_grey

 

 

 

 

 

 

 

 



IV Simpósio Ibero-Americano de História da Cartografia: Cartógrafos para toda a Terra. Produção e circulação do saber cartográfico ibero-americano: agentes e contextos

ENCONTRO | 11-14 SETEMBRO | BNP |  Entrada livre

 

Depois das edições de 2006 (Buenos Aires), 2008 (Cidade do México) e 2010 (São Paulo), cabe ao Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG/UL), em colaboração com o Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa (CHAM/UNL) e a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), organizar pela primeira vez na Península Ibérica uma edição daquele que é já um dos fóruns mais empenhados em investigar o papel da imagem na construção dos objectos geográficos, questão central da história e da teoria da cartografia contemporâneas.

O Simpósio de Lisboa é subordinado ao tema Cartógrafos para toda a Terra. Produção e circulação do saber cartográfico ibero-americano: agentes e contextos. Com a seleção deste tema pretendem-se três objetivos centrais. Em primeiro lugar, tirar amplo partido da circunstância de trabalharmos uma matriz cartográfica que consumou uma representação pioneira do espaço planetário, ao mesmo tempo que influenciou profundamente as grandes categorias espaciais imaginadas para organizar o conhecimento geográfico do mundo. Em segundo lugar, pretende-se estimular um inquérito alargado sobre as operações de produção, circulação e consulta dos objetos cartográficos, o qual comece por refletir a densidade dos contextos culturais e sociais que acompanham esta sucessão de etapas. Por último, ao se destacar a figura do cartógrafo quer-se suscitar a realização de inquéritos biográficos, aspeto desde logo decisivo para o esclarecimento das importantes questões relativas à identificação da autoria do mapa.

As sessões deste IV Simpósio são organizadas em torno de 11 temas principais, que evitam deliberadamente circunscrever-se a uma arrumação de cariz geográfico ou cronológico. A maioria dos temas trata de questões alusivas à produção e circulação dos objetos cartográficos. Este eixo central é alargado quer para a reflexão sobre o ensino da especialidade em diferentes contextos nacionais ou culturais, quer para o âmbito relativo ao tratamento arquivístico e biblioteconómico dos mapas.

São também oferecidas duas sessões especiais que homenageiam dois investigadores de excelência desaparecidos do nosso convívio em 2011, mas cuja obra certamente inspirará as próximas gerações: a sessão dedicada ao Professor Mauricio de Almeida Abreu, sobre a cartografia dos espaços urbanos americanos; e a sessão dedicada ao Almirante Max Justo Guedes, que trará para o Simpósio o tema da cartografia náutica.

Datas importantes:

- Data limite de submissão de resumos: 30 de Março de 2012
- Resposta às propostas de comunicação: 20 de Maio de 2012
- Realização do Simpósio: 11 a 14 de Setembro de 2012
- Data final para envio das comunicações in extenso: 31 de Dezembro de 2012

Sítio web do Simpósio: http://4siahc.wordpress.com/