Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_grimm

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Descarregar folha de sala

 

 

brueder_grimm

 

fund_marion_ehrhardt

 

goethe

RFA

univ_aveiro

 


Irmãos Grimm - vida e obra

EXPOSIÇÃO | 1 agosto – 3 novembro | Galeria Piso 1 | Entrada livre

 

grimmEm 2012 celebram-se os 200 anos da publicação do 1.º volume dos Kinder- und Hausmärchen (Contos para as Crianças e para a Família), a famosa coleção de contos dos Irmãos Grimm, que, quase ato contínuo, teve uma imensa repercussão internacional.

Nos anos 30 do século XIX surgiram as primeiras traduções portuguesas de contos de Grimm e, na viragem do século, os Contos para as Crianças e para a Família já pertenciam ao cânone da literatura para a infância em Portugal.

O espectro da receção internacional da obra dos Grimm excede, contudo, em muito a tradução e edição de contos para leitura de crianças. Com a investigação pioneira da literatura e tradições populares numa via de rigor filológico, Jacob e Wilhelm Grimm tornaram-se figuras tutelares do movimento etnográfico europeu, e a sua coleção de contos constituiu-se como ponto de referência de muitos trabalhos congéneres realizados um pouco por toda a Europa. Portugal não constituiu exceção. Os fundadores da etnografia portuguesa, entre eles, Adolfo Coelho e Teófilo Braga, reportam-se repetidamente aos dois filólogos alemães, não apenas nas suas recolhas de contos populares portugueses, como em muitos outros trabalhos, em áreas tão diversas como as da literatura tradicional, da mitologia popular, da história da língua, ou mesmo do direito.

A exposição Irmãos Grimm – vida e obra procura retratar o percurso de vida pessoal de Jacob e Wilhelm Grimm, ilustrar a sua intervenção política, a atividade bibliotecária e académica, bem como o trabalho científico que desenvolveram, dando ainda testemunho da irradiação internacional da sua obra, muito especialmente da receção que teve em Portugal.

Organizada pelos Brüder Grimm-Museum (Museu dos Irmãos Grimm) e Brüder Grimm-Gesellschaft (Sociedade dos Irmãos Grimm), de Kassel (Alemanha) a exposição contará ainda com o patrocínio da Associação Portuguesa de Estudos Germanísticos, do Centro de Investigação em Estudos Germanísticos, da Embaixada da Alemanha, do Goethe-Institut, da Fundação Marion Ehrhardt e da Universidade de Aveiro.

O catálogo na Livraria Online