Print E-mail

banner_aviso

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

 

 

Informação sobre a Obra de Ampliação e Remodelação da Torre de Depósitos

 

Reabertura dos serviços de Leitura Geral e de Reservados


Informação sobre o encerramento temporário dos serviços de leitura

 

Conclusão da reabertura dos Serviços de Leitura
NOTÍCIA | 29 NOVEMBRO 2011

Completou-se, em 29 de Novembro de 2011, a arrumação da totalidade dos depósitos das colecções da BNP, após as intervenções de ampliação e remodelação da Torre de Depósitos. Encontram-se, assim, totalmente reestabelecidos, nesta data, os serviços de leitura da BNP.


O processo de remodelação da Torre, iniciado em Agosto de 2010, e que obrigou ao encerramento temporário dos referidos serviços de leitura, dotou os pisos existentes de novas infra-estruturas eléctricas e mecânicas respeitando as exigências actuais de conservação e segurança dos acervos, o que compreendeu, entre outros aspectos, a total renovação dos sistemas de AVAC, rede eléctrica  e iluminação,  detecção de incêndio e intrusão, assim como de sistema próprio de extinção de incêndio, incluindo compartimentação corta-fogo e desenfumagem.


Para a intervenção de remodelação dos depósitos da Torre existente, entre Agosto de 2010 e Novembro de 2011, foram movimentados por duas vezes (remoção e reposição) cerca de 57kms de documentação, em 15.462 caixas (representando 1.237 toneladas de livros) e cerca de 80.000 prateleiras (350 toneladas de estantaria metálica).


Uma operação com esta dimensão e condicionalismos, designadamente pelo facto de ter que ser efectuada em ciclos sucessivos dentro de estritos limites de tempo e espaço, significou um esforço que não teve, nem voltará a ter, paralelo na vida da Instituição. A sua conclusão com êxito e dentro dos prazos previstos só foi possível graças ao excelente empenhamento dos trabalhadores envolvidos que, ao longo de cerca de um ano, assumiram um conjunto de tarefas incomparavelmente mais exigentes e penosas face ao que são os serviços regulares de fornecimento de leitura e gestão de depósitos.


Ao dar notícia da conclusão dos trabalhos, a Direcção da BNP não pode deixar de reconhecer publicamente que o mérito do resultado é dos trabalhadores dos serviços envolvidos - Divisão de Colecções do Fundo Geral, Divisão de Reservados, Área de Música, Divisão de Preservaçao e Conservaçao e Serviço Técnico de Apoio - e de lhes agradecer o esforço, em nome da Instituição e de todos quantos, no futuro, irão poder desfrutar da colecção bibliográfica nacional conservada nas condições necessárias à sua segurança e longevidade.

 

Lisboa, 29 de Novembro de 2011

 

A Direcção