Print E-mail
banner_fado1

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

 

 


Fado : Património Cultural Imaterial da Humanidade

MOSTRA DOCUMENTAL | 29 Novembro - 31 Dezembro 2011 | Sala de Referência | Entrada livre

 

fado_logoA assinalar a declaração do fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, a BNP exibe uma mostra de documentação de e sobre o fado.


A decisão de declarar o Fado Património Cultural Imaterial da Humanidade foi tomada a 27 de Novembro na reunião do VI Comité Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, que teve lugar em Nusa Dua, na ilha indonésia de Bali.

Com esta decisão , o Fado passa a integrar a Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade no âmbito da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, adoptada pela Conferência Geral da Unesco, em 2003, e que Portugal ratificou no início de 2008. A iniciativa da nomeação foi lançada pela Câmara Municipal de Lisboa, em 2004 e a candidatura foi apresentada em Junho de 2010, pela CML / EGEAC / Museu do Fado.     

A BNP, enquanto detentora do maior acervo documental de música em Portugal, reconheceu a importância da referida Candidatura e da cooperação para a salvaguarda do património do fado, celebrando para o efeito, em 2009, um protocolo com a EGEAC no âmbito do qual realizou, em Dezembro desse ano, a Conferência “Como se faz a história do Fado? Bibliografia, fontes documentais e arquivos sonoros”.