Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_livro

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 


Percursos na História do Livro Médico (1450-1800)

LANÇAMENTO | 13 Dezembro 2011 | 18h00 | Auditorio BNP | Entrada livre

 

livro_medicoPercursos na História do Livro Médico, 1450-1800 intenta relevar o papel central dos livros na história do saber médico do século XV aos finais do século XVIII. A par da especificidade da medicina no período histórico considerado e da relevância de conceitos e conjecturas inovadoras, evidencia-se o papel dos livros, as suas características, histórias e respectivas audiências nos processos de formação, circulação e desenvolvimento do saber e práticas médicas.


O livro, organizado por Palmira Fontes da Costa (Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, Pólo de Almada, UNL) e Adelino Cardoso (Coordenador do projecto "Filosofia, Medicina e Sociedade"), será apresentado por Laurinda Abreu (Departamento de História, Universidade de Évora) e João Luís Lisboa (Director do Centro de História da Cultura, UNL).


A publicação surgiu no contexto de celebração do livro e da cultura literária da medicina, que se inscreve no âmbito das actividades desenvolvidas pelo projecto “Filosofia, Medicina e Sociedade”. O ponto de partida foi o colóquio internacional O livro, o corpo e a arte médica: 1450-1800 realizado na Biblioteca Nacional de Portugal entre 30 de Junho e 2 de Julho de 2010 e que constituiu o ponto alto do programa cientifico que acompanhou a exposição Arte Médica e Imagem do Corpo, que esteve patente na mesma instituição entre 7 de Abril e 30 de Julho do mesmo ano.

 

O presente volume tem como base uma selecção dos trabalhos apresentados neste colóquio, a que se juntaram textos de Adelino Cardoso, Guido Giglioni, Hélio Pinto, Inês de Ornellas e Castro e Palmira Fontes da Costa.