Print E-mail
banner_espana

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

 

gobminis_MCUL

 

 

Encontro: Poetas ibéricos hoje

 

Exposição: Nulla Dies Sine Linea


Escrituras Próximas: José Luis Peixoto e Marcos Giralt Torrente

ENCONTRO | 17 Novembro 2011 | 18h30 | Auditório BNP | Entrada Livre

 

Encontro entre duas das vozes mais importantes do panorama literário em Portugal e Espanha: o escritor e poeta português José Luís Peixoto e Marcos Giralt Torrente, com um reconhecidíssimo percurso romancista. Co-organizado pelo Instituto Cervantes de Lisboa e pela Biblioteca Nacional de Portugal, o encontro tem como mediador José María Martín Valenzuela.

 

escrituras_01José María Martín Valenzuela

Diretor do Instituto Cervantes de Lisboa (Mediador)
Licenciado em Linguística e em Literatura pela Universidade Complutense de Madrid. Exerceu a docência no ensino secundário como Catedrático de Língua e Literatura e ministrou cursos em distintas universidades. Foi professor do Instituto Espanhol de Lisboa (1985-1991) e diretor dos centros do Instituto Cervantes em Rabat e Fez. Na sede central desta instituição desempenhou os cargos de Subdiretor Académico e de Diretor de Diplomas e Gestão Exterior. Atualmente, dirige o Instituto Cervantes de Lisboa.

 

 

escrituras_02José Luís Peixoto (Portugal)
Narrador, poeta e dramaturgo português. Entre outros, recebeu o Prémio Saramago (2001) e o Prémio Cálamo (2007). Os seus contos e poemas estão representados em dezenas de antologias e revistas internacionais. As suas peças de teatro têm sido representadas em diversos palcos europeus. Assina colaborações permanentes em várias publicações portuguesas. Os seus romances estão traduzidos e publicados em 20 idiomas.

 

 

 

escrituras_01Marcos Giralt Torrente (Espanha)
É um dos autores mais prestigiados da literatura espanhola actual. Estreou-se em 1995 com a coleção de contos Entiéndame, à qual se seguiram os romances París (Premio Herralde de Novela), Los seres felices e Tiempo de vida. É autor do conto Nada sucede solo (Premio Furest i Roca) e da colecção de microcontos Cuentos vagos. Com o seu último livro, El final del amor, ganhou o Premio Ribera del Duero de narrativa breve. A sua obra foi traduzida para diversas línguas.