Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_dinis

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

INICIATIVA COM O APOIO DA

Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo

 

 

 



 



 


Dom Dinis, Trovador

CONFERÊNCIA | 28 Outubro 2011 | 18h00 | Auditório | Entrada livre

 

dom_dinis_e-20-v
A BNP celebra os 750 anos do nascimento do rei D. Dinis, recordando a sua faceta de poeta e de músico,  com palestras sobre o tema e um momento musical.

A extensa e rica obra poética de Dom Dinis está indissoluvelmente ligada à música, pois tratava-se de poesia cantada. Nessas trovas, a invenção poética ocupava o primeiro plano; nos seus textos, Dom Dinis convoca e joga com um século de tradição lírica galego-portuguesa, a mesma que continua a produzir sentidos junto da população estudantil portuguesa através dos manuais escolares. Sobre esta linha de continuidade se debruçará a Prof.ª Ângela Correia (Universidade de Lisboa).

Da música, sobrevive só a notação musical de sete cantigas de amor, num fragmento descoberto em 1990 na Torre do Tombo; as melodias serão apresentadas pelo Prof. Manuel Pedro Ferreira (Fac. Ciências Sociais e dom_dinis_cod-10991_115vHumanas, UNL), que fará também referência à música composta no século XX sobre poemas dionisinos.

A iniciativa contará, ainda, com uma breve apresentação do resultado do Projecto Littera - Edição, actualização e preservação do património literário medieval português, pela Profª Graça Videira Lopes (Fac. Ciências Sociais e Humanas, UNL),

O grupo Vozes Alfonsinas encerrará o evento, executando algumas das cantigas medievais de Dom Dinis e seus contemporâneos.

A partir deste dia, a BNP disponibiliza em linha o Cancioneiro da Biblioteca Nacional, também conhecido por Colocci-Brancuti (COD. 10991), na Biblioteca Nacional Digital.