Print E-mail
banner_aqui_revistas

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

BNP adquire cartas autógrafas e revistas


carta A BNP adquiriu um significativo conjunto de cartas autógrafas e revistas à Livraria Telles da Silva em Abril de 2011.

 

As cartas manuscritas, que se apontam por ordem cronológica, merecem breve nota. De 1800, em língua francesa, é a de João Henriques de Sequeira, tratadista lembrado por Inocêncio para Cipriano Ribeiro Freire, cujas relações com a então Biblioteca Nacional de Lisboa são conhecidas e constam do Arquivo Histórico desta Instituição. Segue, de Pangim (1899), a de Ismael Gracias a Ferreira Deusdado a propósito de artigo de Gomes de Brito com referências a Cunha Rivara e a Silva Túlio; outra carta, de 1932, é de D. José Pessanha, com notícia de Francisco Xavier Bertrand, seu tio, auxiliar que foi de Inocêncio; outra ainda, a última deste rol de aquisições, é de Joaquim de Carvalho a Rafael Salinas Calado, datada de 1948, com informes vários, nomeadamente, a Exposição dos livros de D. Manuel II no Porto.

revista_hinoQuanto às revistas, começa-se com a Exposição de 1922 nºs 2 a 5, órgão da Comissão Organizadora, edição do Rio de Janeiro, com notícias da participação portuguesa por ocasião do Centenário da Independência do Brasil. Contém a crónica da visita presidencial de António José de Almeida, artigos sobre a Imprensa no Brasil e a publicação (nºs 3-4) do Canto da Terra Jovem, de Hermes Fontes, e do texto de Menotti del Piccia sobre o Estado de S. Paulo, com notas relevantes da geração que, no mesmo tempo, realizava a Semana de Arte Moderna.

Adquiriu-se também Synthèses – Revue Internationale, Bruxelles, nº especial dedicado a Portugal e Brasil, Le monde des Lusiades, 1958, com textos de Matos Sequeira, Osório de Oliveira, Sophia de Mello Breyner Andresen, Joaquim Paço de Arcos, Reinaldo dos Santos, Júlio Dantas e, do lado brasileiro, Gilberto Freyre, Renato de Mendonça, entre outros.