Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_augusto_franca

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

José-Augusto França doa o seu Espólio à BNP

 

augusto_francaFoi assinado a 16 de Dezembro de 2005 o termo que formaliza a doação, à Biblioteca Nacional de Portugal, do espólio literário de José-Augusto França.

Nascido em 1922, licenciado em Ciências Históricas e Filosóficas, com doutoramentos em História (1962) e em Letras (1969) José-Augusto França é hoje um dos maiores vultos da cultura portuguesa com obras publicadas nos domínios da história, da ficção, do ensaio e um dos maiores especialistas da História da Arte em Portugal. Dinamizou, no final da década de 40, o Grupo Surrealista de Lisboa e manteve extensa e marcante colaboração na imprensa periódica portuguesa de carácter artístico e cultural destacando-se a direcção da revista Colóquio-Artes entre 1971 e 1997. A sua intervenção na vida cultural portuguesa, alarga-se a um brilhante percurso académico (professor catedrático jubilado da Universidade Nova) e à presidência do Instituto de Língua e Cultura Portuguesa, da Academia de Belas Artes e à direcção do Centro Cultural Português, da Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris.

augusto_francaEntre 1951 e 1956 organizou e editou o célebre conjunto de 5 publicações Unicórnio, Bicórnio, Tricórnio, Tetracórnio e Pentacórnio, “antologia de inéditos de autores portugueses contemporâneos”, que reuniu a colaboração inédita de grandes nomes da cultura portuguesa como Almada Negreiros, José Blanc de Portugal, António Sérgio, Jorge de Sena, Eduardo Lourenço, Alberto Lacerda, António Sérgio, António Quadros, Vitorino Nemésio, Vespeira entre muitos outros. A relevância desta publicação no seu tempo foi assinalada por uma mostra que a BNP promoveu em Dezembro de 2006, lembrando a passagem dos 50 anos da sua edição.

Os três manuscritos entregues por José-Augusto França à BNP, no dia 16 são os originais de textos de António Sérgio, Eduardo Lourenço e Jorge de Sena que integraram o Uni-Bi-Tri-Tetra-Pentacórnio. Seguir-se-á, posteriormente, a entrega do epistolário que José-Augusto França guardou ao longo dos anos e que inclui correspondência trocada com algumas das maiores personalidades da cultura nacional. Trata-se, pois, de um valiosíssimo espólio que muito enriquecerá os fundos do Arquivo da Cultura Portuguesa Contemporânea da Biblioteca Nacional de Portugal.