Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_ramos_rosa

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Ramos Rosa doa o seu Espólio Literário à BNP

 

ramos_rosaTeve lugar no dia 28 de Junho de 2007 a cerimónia de assinatura do Termo de Doação do Espólio Literário de António Ramos Rosa à Biblioteca Nacional de Portugal. O evento, que decorreu na Sala do Conselho da BNP, assinalou a generosa contribuição do Poeta para o enriquecimento do património já à guarda do Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea (ACPC). O acervo será entregue por fases, estando prevista, a curto prazo, a transferência de parte significativa do epistolário.

Nesta data foram simbolicamente entregues, para assinalar a passagem do acervo do universo privado ao domínio patrimonial, seis poemas manuscritos do autor, cartas de Eduardo Lourenço, Eduardo Moreiras, Pierre Dhainaut, Roger Munier, René Char, Georges Mitzkov (seu tradutor búlgaro), Fernand Verhesen, André Frénand, Jean Malrieu e de Roselyne Chenu, datadas entre 1961 e 2001, bem como autógrafos de alguns poemas de Robert Bréchon publicados em co-autoria com Ramos Rosa na edição bilingue Meditações metapoéticas = Méditations metapoétiques (Lisboa, Ed. Caminho, 2003).

ramos_rosa2Escritor de referência no panorama literário português, António Ramos Rosa está presente no ACPC através, nomeadamente, da troca de correspondência com outros escritores – Vergílio Ferreira, Casais Monteiro, João José Cochofel, Gaspar Simões, Luís Amaro, Natália Correia, entre outros – e o seu nome consta, desde 1981, da lista dos acervos existentes. Trata-se de uma colecção documental, constituída com as cartas de Adolfo Casais Monteiro e Jorge de Sena, adquiridas em 1981, a qual o Escritor decidiu agora enriquecer, doando o seu vasto e valioso espólio. Os investigadores poderão assim estudar não só o processo de criação literária de Ramos Rosa, como a inter-relação e o diálogo à distância entre personalidades relevantes para a história da literatura e da cultura portuguesas.

Presença de Ramos Rosa em aquisições da BNP:

Em Maio de 2007
•    Luís Amaro doou 112 cartas de Ramos Rosa, recebidas entre 1949 e 1987, acompanhadas por 7 poemas e o texto em prosa “Rimbaud, o génio da vida ou ‘A dança sobre o vulcão’”; bem como 13 cartas e 18 textos poéticos de Agripina Ramos Rosa.
•    João Rui de Sousa doou 2 cartas que lhe foram remetidas no ano de 1959, o poema “Ao João Rui de Sousa, recordando” e o texto em prosa “Palavra azul sobre fundo negro”. Estes documentos serão integrados no seu espólio, a oficializar a curto prazo.

Em Junho de 2007
•    A BNP adquiriu, no leilão da Livraria Luís Burnay, seis cartas de Ramos Rosa a Urbano Tavares Rodrigues e o poema “À Hora do Jantar”, enviado a José Augusto França para publicação na revista Tetracórnio.