Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_engracia_cardoso

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


Engrácia Cardoso : Enciclopédia, um projecto de desenho

EXPOSIÇÃO | 26 Maio - 31 Agosto |  Galeria-corredor do Auditório | Entrada livre

 

engracia_cardoso1

Enciclopédia, um projecto de desenho é uma colecção de dados, de viagens e de conhecimento em que a relação homem-animal é explorada na perspectiva da partilha do espaço físico em oposição a uma visão de cumplicidade.

O desenho é construído na folha de papel sem uma intenção prévia, partindo para a construção e o coleccionismo de formas, fazendo a ponte com os conhecimentos adquiridos ao longo de uma passagem.

 

engracia_cardoso3

A figura que se apresenta no desenho personifica a passagem do tempo.


A personagem cresce e envelhece e no fim da sua vida está presa a um lugar sem contudo se desligar do que se passa à sua volta. 

Os animais cheios de vitalidade e força deslocam-se ao longo da folha revelando as suas características. Cada animal caminha num sentido fazendo parte do todo mas seguindo a sua singularidade. As figuras não interagem, são recortes, formas, linhas e manchas – no fundo são energia.

 

engracia_cardoso3

A tinta-da-china – numa primeira parte essencial a uma minúcia – rapidamente se desmoronou pelos pequenos pingos, sujidades e pinceladas de cor que, cintilado e distraindo, dão ao observador um caminho de ritmos no processo de construção.

Por fim, a forma solta-se de uma observação rigorosa sucedendo-se do prazer de desenhar livremente e de transmitir a sua energia pelo pincel e pela grafite num suporte maior.

O reconhecimento de um espaço partilhado, das relações de culturas

engracia_cardoso3

antigas com as outras espécies em harmonia com o meio envolvente e respeito pela diferença sobrepõe-se neste projecto a uma superioridade em que domine apenas uma força que retira energia ao todo, criando um espaço desequilibrado, monótono, triste e solitário.

Algumas figuras estão envoltas numa solidão que não é necessariamente má, na verdade ela existe e faz parte do crescimento. A solidão é aqui uma consciência da diferença porque não é possível a seres de diferentes espécies a partilha de uma linguagem comum e isso cria um silêncio.

Engrácia Cardoso